Em vez de se tornarem uma montanha de lixo, resíduos como papelão, plástico, alumínio e isopor, quando bem destinados, geram emprego e renda a mais de 20 famílias cadastradas pela Associação Sorriso de Catadores (ASC), instituição que é parceira da Administração Municipal nas ações de coleta seletiva, um dos destaques do Programa Eco Sorriso.

Ah! Atenção: os materiais devem estar sem qualquer resíduo de alimento. “Enxaguar garrafas pet, latinhas e caixas tetra pak costuma ser suficiente”, comenta o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, reforçando que as embalagens de margarina ou maionese, por exemplo, requerem um pouquinho mais de atenção.  Ah, o vidro não pode ir para a coleta seletiva, e muito menos para o lixo doméstico. Ele deve ser levado até os ecopontos.

[Continua depois da Publicidade]

Para os sorrisenses que ainda não dispõe da coleta de recicláveis na porta de casa, também é possível contribuir para um mundo menos descartável. Basta levar os recicláveis (sempre limpos) em um dos ecopontos que recebem este tipo de material na cidade: Vila Romana (Rua São Pedro), Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Boa Esperança), Praça da Integração (Novos Campos) assim como diretamente no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

De acordo com Diogo, em média, são coletadas 105 toneladas de recicláveis por mês, com picos de até 110 toneladas. Entram nesta conta a coleta seletiva porta a porta e os resíduos recolhidos nos ecopontos.

O Eco Sorriso vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Atualmente, o programa contempla coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em mais de 25 bairros; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.

 

Confira a lista e o cronograma de coleta de recicláveis:

Segunda-feira: Rota do Sol, Jardim Primavera, Jardim Bela Vista, Vitória Régia e Parque Universitário;

Terça-feira: Recanto dos Pássaros, Santa Clara I e II, Monte Líbano I e II, Benjamin Raiser, Jardim Amazônia e Jardim Itália;

Quarta-feira: São Francisco, Alphaville, Santa Bárbara, Village I e II, Vila Romana, Portal Kaiabi, Jardim Tropical e Jardim Califórnia;

Quinta-feira: Centro Norte e Jardim das Acácias;

Sexta-feira: Bom Jesus, Centro Sul e Jardim Alvorada;

Sábado: Mário Raiter, Juscelino Kuitschek ; Jardim das Américas e Santa Mônica .

[Continua depois da Publicidade]