O marco de 80 mil doses é resultado de um trabalho contínuo em andamento desde o dia 20 de janeiro, quando a enfermeira da linha de frente, Aparecida Lourdes Chinz, foi a primeira pessoa imunizada no Município. Das 80 mil, 56.902 são de primeiras doses e  23.484  de segundas doses ou doses únicas. Os dados constam no Portal Localiza SUS. E para chegar a esse número as equipes de imunização estão atuando diariamente, se segunda a segunda com cerca de 40 profissionais.

Por trás da máscara e do jaleco, quem segura a agulha e aplica doses de esperança, é gente como a enfermeira Cátia Luciano. Além de atuar no trabalho interno da Secretaria de Saúde, Cátia também tem participado das imunizações nos momentos em que há necessidade. “É um momento maravilhoso: o de sair do trabalho burocrático, voltado à documentos para ir para a imunização e vivenciar de perto a emoção de quem é imunizado. É claro que a gente se emociona”, relata.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, a vacinação dos sorrisenses é o resultado da união de várias mãos que sustentam as seringas e também da conscientização da população que tem aderido em massa à vacinação. “Nossa equipe está atuando na imunização com muito empenho. E estamos tendo uma resposta altamente positiva por parte da população que está agendando e comparecendo, fazendo valer o ditado de que ‘vacina boa é vacina no braço’”, diz.

[Continua depois da Publicidade]

Marchioro também agradece a cada profissional que se dispôs a atuar nas imunizações e também na linha de frente. “Sem essas pessoas comprometidas com a profissão que escolheram e com saúde da população, não teríamos esses números”, acrescenta.

Hoje o Município está vacinando a população com 18 anos ou mais, além de lactantes com filhos de até dois anos de idade. Vale lembrar a todos que os frascos são multidoses, por isso, a importância do comparecimento de quem agendou para evitar o desperdício de imunizantes.