22.4 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 17 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOSORRISOSorriso baixa a idade para agendamento da vacina infantil

Sorriso baixa a idade para agendamento da vacina infantil

Claudia Lazarotto

Temos uma boa notícia para as famílias que querem imunizar seus pequenos: diminuiu hoje (24), a idade para o agendamento. Se seu pimpolho tiver entre 7 e 11 anos é só clicar aqui: https://site.sorriso.mt.gov.br/agendamento/vacina/cadastro e agendar.

Inicialmente, a Secretaria de Saúde está trabalhando com dois pontos exclusivos para a imunização das crianças contra a covid-19, nos PSF’s do Jardim Bela Vista e São Domingos por agendamento. Nesses locais não serão mais aplicadas vacinas de rotina. “Essa é uma das prerrogativas do Ministério da Saúde: as vacinas covid pediátricas não devem ser aplicadas no mesmo ponto em que as de rotina; além disso, não podem ser aplicadas em salas volantes”, explica o secretário-adjunto da pasta, Devanil Barbosa.

O gestor frisa ainda que há algumas peculiaridades no imunizante. “Primeiro: foi desenvolvido exclusivamente para o público infantil; além disso a dose aplicada é menor, de 0,2 ml (em adultos é de 0,3 ml) e a concentração da medicação equivale à 30% do imunizante adulto”, destaca

Outras recomendações também precisam ser observadas: além do cartão de vacinação é preciso que os pais ou responsáveis pelas crianças levem o CPF dos pequenos. Pais cujos filhos não tenham CPF é só procurar uma agência dos Correios para a confecção. “Os pais também podem verificar a certidão de nascimento dos filhos, desde 2014 o número consta na certidão”, lembra o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. Outra recomendação é a mesma já conhecida dos adultos: caso haja uma reação é só procurar uma unidade de saúde.

A imunização dos pequenos iniciou ainda na terça-feira passada (18), contemplando crianças portadoras de comorbidades (doenças cardíacas, diabetes, que realizam quimioterapia e outras situações de acompanhamento contínuo) e deficiências permanentes. Quem integra esse público e não compareceu nos dois dias (18 e 19) de livre demanda, os pais ou responsáveis podem ligar no 3545-8100 para agendamento. No caso de crianças com comorbidades, há necessidade de apresentação do laudo médico. A segunda dose é aplicada em oito semanas.

“Obviamente que essa é uma decisão dos pais (imunizar ou não); porém, pedimos que todos busquem informações seguras, em sites oficiais como o da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não se baseiam em redes sociais para a decisão. Outra opção é procurar o pediatra da criança para tirar dúvidas. Entre os imunizados não tivemos relatos de reações”, frisa Luís Fábio.

Até o momento, Sorriso recebeu 610 doses pediátricas, o que equivale à 5,6% do total estimado pelo MS para o Município que é de 10.299 crianças de 5 a 11 anos de idade.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Poda de árvores visa melhorar a iluminação pública em Lucas do Rio Verde
maio 17, 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Lucas do Rio Verde: Vereador acredita ser possível instalar posto policial para atender comunidades rurais
maio 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia reforma para reativar PSF de Itambiquara
maio 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde marca presença no 22º Encontro Regional do Congemas
maio 17, 2022