Como fazer o descarte de resíduos para a reciclagem?

Podem ser destinados à reciclagem os seguintes itens: embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak ( caixinhas de suco e leite). Todos os recicláveis devem estar livres de restos de alimentos. Vale enxáguar as embalagens de bebidas ou mesmo lavar com bucha e sabão aqueles que acondicionam gordura, como o pote de margarina, por exemplo. Sabe o vidro? Então, ele deve ser levado nos ecopontos ou diretamente ao DMEG.

Outra coisa: o saco de ráfia não é condição indispensável para disponibilizar os resíduos. É possível deixar os recicláveis, já limpinhos, em caixas de papelão ou mesmo nos sacos de lixo tradicionais. O importante é contribuir para dar uma nova vida ao que antes iria para o lixo.

[Continua depois da Publicidade]

Qual o calendário da coleta seletiva porta-a-porta?

Segunda-feira: Rota do Sol, Jardim Primavera, Jardim Bela Vista, Vitória Régia e Parque Universitário;

Terça-feira: Santa Clara I e II, Monte Líbano I e II, Benjamin Raiser, Jardim Amazônia e Jardim Itália;

Quarta-feira: São Francisco, Alphaville, Santa Bárbara, Village I e II, Villa Romana, Portal Kaiabi, e Jardim Tropical;

Quinta-feira: Centro Norte e Jardim das Acácias

Sexta-feira: Bom Jesus e Centro Sul;

Sábado:  Residencial Mário Raiter.

Ah! É muito importante colocar os recicláveis bem cedinho na calçada, às 7h da matina. E o saco de ráfia é só para esta finalidade. Nada de usar a embalagem para outros fins, OK? Atitudes responsáveis são necessárias para ambientes sustentáveis!

Mais sobre o Eco Sorriso:

O Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município, conta atualmente com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta-a-porta; projeto-piloto de compostagem de resíduos orgânicos no bairro Alphaville; contêineres para a coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino e também em uma unidade da rede privada; ações de educação ambiental; seis ecopontos para a entrega de recicláveis; além da gestão do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).