Participaram também do debate, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, o presidente da Câmara de Sinop, Élbio Volkweis, e o secretário estadual de Educação, Alan Porto, além de outras autoridades políticas.

Durante a audiência, o ministro sinalizou apoio para transformar o campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT). Segundo o ministro, o orçamento do governo federal para 2022 foi encaminhado ao Congresso com pedido de aumento de verba. “A criação da universidade é um sonho e, se concretizada, possibilitará o desenvolvimento da região, com ensino de qualidade e novas oportunidades. A iniciativa nós já tomamos e, agora, passo às mãos dos nossos parlamentares, que certamente irão aprovar. Quero vir aqui em Sinop para inaugurar essa universidade”, disse o ministro.

Também deu apoio à proposta o reitor da UFMT, campus Sinop, Evandro Aparecido Soares da Silva. “Essa pauta representa uma demanda social, pois um dos pilares da democracia é a busca do consenso e ampla discussão. Estamos construindo a possibilidade de uma Universidade Federal aqui do Norte de Mato Grosso, descentralizando e ampliando o ensino superior do ponto de vista da qualidade e da inserção social”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

Para o prefeito Ari, a criação da Universidade do Norte do Mato Grosso é um ganho não só para o município-sede, mas para toda a região.

“Estamos aqui hoje com mais de 16 prefeitos e deputados imbuídos nesta batalha, unidos por esta proposta que atenderá todo o médio norte do Estado e estimulará o desenvolvimento da região. Por meio da capacitação profissional queremos ajudar no desenvolvimento do país”, afirmou Lafin, que aproveitou a presença do ministro para solicitar apoio para a implantação de um polo regional do IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, em Sorriso.

Hoje (30), e amanhã (1/10), respectivamente, o ministro visitará Rondonópolis e Cuiabá, onde participará da inauguração da usina de energia fotovoltaica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), entre outras agendas. Amanhã, o ministro visitará as obras do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Chapada dos Guimarães e o UFMT, campus Cuiabá, para visitar a usina de energia fotovoltaica, o Centro de Medicina e Pesquisa com Animais Silvestres (Cempas) e inaugurar o Bloco Didático 3.