24.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOSORRISOOxigenação, amamentação e câncer de pele estão entre os temas discutidos nesta...

Oxigenação, amamentação e câncer de pele estão entre os temas discutidos nesta semana

Por Claudia Lazarotto

Ontem (25), 43 enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACSs) participaram de uma formação sobre oxigenaterapia familiar ministrada pela farmacêutica Priscilla Diel Bobrzyk.

Entre os assuntos debatidos, Priscilla repassou orientações sobre cuidados que tanto o paciente quanto o familiar devem ter para o uso de oxigênio domiciliar. A primeira recomendação é não fumar. Além de utilizar sempre o fluxo de oxigênio conforme a prescrição médica; manter o equipamento em bom estado de uso e conservação; apresentar relatório médico atualizado contendo revisão da prescrição da oxigenoterapia a cada seis meses, para a continuidade do tratamento. A farmacêutica pontua que todos esses itens são revisados pela equipe de ACSs nas visitas domiciliares.

Conforme a farmacêutica, a oxigenoterapia domiciliar melhora a sobrevida dos pacientes com insuficiência respiratória crônica e diminui o número de internações hospitalares; a procura de atendimento nos serviços de urgência e emergência, e, consequentemente reduz o custo econômico para o sistema de saúde. “Além de permitir que o paciente permaneça em seu domicílio junto dos familiares, o que proporciona melhora na qualidade de vida”, frisa Priscilla.

Hoje, 42 pacientes estão cadastrados na rede municipal de saúde e fazem uso de oxigenaterapia familiar. O Município oferta o oxigênio para quem faz uso diário. Quem necessita e já tem indicação, deve procurar a Assistência Farmacêutica na Secretaria de Saúde e Saneamento para o encaminhamento.

Amamentação

Hoje quinta-feira (26), a roda de conversa é voltada para as gestantes atendidas no PSF Anézia Biazin. A partir das 13 horas a fonoaudióloga Gisele Castilho Schmidt estará no local para orientar as futuras mamães a cerca da importância do aleitamento materno.

Câncer de pele

Amanhã (27) a formação será voltada aos agentes comunitários de saúde (ACSs) e abordará o tema câncer de pele. O encontro será no plenário da Câmara de Vereadores e as informações serão repassadas pelo médico oncologista Mário Bernardes.

A discussão sobre câncer de pele integra um calendário de capacitações em andamento na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A meta é propiciar educação de qualidade em oncologia para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, profissionais de vigilância sanitária, funcionários dos setores de epidemiologia e de regulação e para enfermeiros da rede municipal de saúde.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as capacitações vêm sendo realizadas há cerca de 4 anos, sendo que nesse ano um programa ainda mais robusto foi desenvolvido.

As capacitações fazem parte do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com atuação permanente e que busca discutir os mais diversos assuntos e temas relativos à saúde.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021