25 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 19 junho, 2021
InícioMATO GROSSOSorriso: Motoristas embriagados provocam dois acidentes no fim de semana

Sorriso: Motoristas embriagados provocam dois acidentes no fim de semana

Por CENÁRIOMT

Quer beber? Gosta de uma cervejinha, chopp gelado, um whisky, uma ou várias doses da água que passarinho não bebe? Enfim, são muitas as opções de bebidas em que o álcool tem presença garantida. Pois bem. Então é aliar o paladar ao desejo e curtir a bebida preferida. O que não pode é, depois disso, conduzir veículos, ou sair caminhando pelas ruas.

Somente neste fim de semana, das 18h de sexta-feira (14) até as 6h desta segunda-feira (17), seis pessoas foram detidas porque estavam conduzindo veículos sob efeito do álcool. Em dois destes registros, os motoristas alcoolizados não foram parados pela Guarda Municipal de Trânsito (GM) ou pela Polícia Militar (PM). Em um dos casos, um poste parou o condutor embriagado e, no outro, o carro que estava sendo conduzido por ele colidiu na traseira de um caminhão estacionado.

As ocorrências, que poderiam ser fatais, mostram que não tem como confiar no “tô bem pra dirigir” depois de ingerir álcool. Coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires orienta é indispensável nestes casos que o condutor peça uma carona, chame um motorista por aplicativo, um taxista, ou simplesmenre passe a condução para um motorista habilitado e sem nada de álcool no sangue.

“Essa decisão pode garantir a vida do condutor e resguardar a vida de outras pessoas que podem vir a sofrer por conta da sua ação irresponsável de beber e conduzir um veículo”. Cabe ressaltar que, no caso de postes derrubados, todos os custos para a substituição destas estruturas devem ser ressarcidos pelo  motorista que provocou a ocorrência.

Em pleno Maio Amarelo, segue intenso o trabalho para frear esta prática. “Contamos com a ajuda de todos para inibir esta dobradinha tão perigosa que é o álcool aliado à direção”, conclama o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, que acrescenta que a GM reforçou a presença em bairros que vêm registrando práticas como arruaça e direção perigosa, como o Monte Líbano e o Rota do Sol, por exemplo.

A análise das ocorrências do mês passado também acendeu o giroflex da Semsep, que registrou um aumento de 24% nos acidentes no perímetro urbano de Sorriso. Em abril, foram contabilizados 138 acidentes, sendo 67 com vítimas e 71 sem vítimas. Em março, foram 111 registros, sendo 46 com vítimas e 65 sem vítimas. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi ainda maior, de 33%, visto que em abril de 2020 foram registradas 104 ocorrências, sendo 40 sem vítimas e 64 com vítimas. Vale lembrar que no caso das ocorrências com vítimas, o socorro aos feridos é feito pelo Corpo de Bombeiros.

Outra frente de atuação da GM, em que a instituição também conta com o apoio da PM, além do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) é o combate à perturbação do sossego. Neste fim de semana, 63 chamados foram abertos junto à GM e 5 pessoas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Judiciária Civil pela prática, que se enquadra tanto como contravenção, como crime, visto que é configurada como poluição ambiental.  “Todas as denúncias são mapeadas e o registro de reincidência resulta em prisão”, reitera Moura.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021
LUTO
Com mais dois óbitos, Lucas do Rio Verde chega 166 mortes por Covid-19
junho 19, 2021