Com o lema: ‘São pequenas ações cotidianas que mudam o nosso futuro!’, o projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), em parceria com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e Saúde e Saneamento (Semsas), com apoio da cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo é ser uma estratégia de integração da sociedade, com foco na sustentabilidade – por meio da educação ambiental – com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira dos alunos e no desenvolvimento econômico local.

O projeto consiste na troca de materiais recicláveis como garrafa pet, latinhas, embalagens Tetra Pak ou frascos de produtos de limpeza coletados pelos alunos dos 3º e 4º anos da Escola, por um vale crédito chamado “verdinho”, com valor unitário de R$ 1 real. A cada 10 unidades de materiais recicláveis, o aluno adquire um “verdinho” que só poderá ser utilizado na aquisição de produtos naturais saudáveis da Feira Municipal da Agricultura Familiar.

[Continua depois da Publicidade]

A finalidade é despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental e, ainda valorizar a agricultura familiar. “É uma forma de cooperativismo social e econômico, que visa proteger o meio ambiente e, consequentemente proporcionar acesso a uma alimentação mais saudável e ainda economia às famílias”, explica a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Drechsler.