Sorriso busca referências em aquicultura sustentável no Projeto Pacu

Secretário da SEMASA conheceu centro de referência em aquicultura no Mato Grosso do Sul

Fonte: CENÁRIOMT

Sorriso busca referências em aquicultura sustentável no Projeto Pacu

Na semana passada, o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas de Oliveira, acompanhado do vereador Emerson Farias, realizou uma visita técnica ao Projeto Pacu, referência nacional em tecnologia e inovação em aquicultura, localizado no estado do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, a comitiva foi recebida pelo diretor-presidente do Projeto Pacu, Simão Brun, que apresentou as práticas sustentáveis, tecnologias e metodologias de reprodução aplicadas pela empresa. O projeto é pioneiro na reprodução em larga escala de mais de 20 espécies de peixes das bacias do Prata, São Francisco, Araguaia-Tocantins e Amazônica — entre elas pintado, tambaqui, pacu, dourado, pirarara, jaú e matrinxã.

[Continua depois da Publicidade]

Além de apresentar soluções para maior produtividade e rentabilidade, o Projeto Pacu se destaca pela preocupação ambiental, com o uso de sistemas integrados e técnicas que preservam os recursos naturais. “A visita foi uma grande oportunidade de conhecer um modelo de produção que une tecnologia, sustentabilidade e valorização das espécies nativas. Nosso objetivo é buscar novas ideias e referências que possam ser aplicadas em Sorriso”, disse o secretário Lucas de Oliveira.

De acordo com o secretário, a troca de experiências é essencial para o desenvolvimento do setor em Sorriso, que possui potencial para se tornar polo de produção de pescado sustentável no centro de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]