31.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 29 novembro, 2020
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Solenidade marca instalação da 2ª Vara Criminal em Lucas do Rio Verde

Solenidade marca instalação da 2ª Vara Criminal em Lucas do Rio Verde

Por Cenário MT

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade realizada no final da manhã desta sexta-feira (30), que marcou a instalação da 2ª Vara Criminal na Comarca de Lucas do Rio Verde-MT. O evento foi realizado no Tribunal do Júri.

Poder Judiciário de Mato Grosso deu mais um passo para alcançar celeridade e eficiência na comarca de Lucas do Rio Verde com a instalação da vara crimina.

juiz Hugo José Freitas da Silva, Diretor do Fórum de Lucas do Rio Verde

De acordo com o juiz Hugo José Freitas da Silva, Diretor do Fórum de Lucas do Rio Verde, a instalação de mais uma unidade é muito benéfica para a sociedade. “Com o início dos trabalhos na 2ª Vara teremos mais uma equipe especializada para atender ao público e dar celeridade aos nossos processos“, ponderou.

Além dele, também fez coro o juiz Alexandre Delicato Pampado: “A especialização das Varas tem sido uma prática muito exitosa nas outras comarcas que foram implementadas. Assim cada vara com conhecimento mais aprofundado e experiência consegue ser mais rápidas e eficazes”.

A instalação da vara criminal demonstra o compromisso do presidente do TJMT com o fortalecimento da jurisdição criminal no interior. “Lucas do Rio Verde cresce, a população aumentou, e essa comarca passou a ter uma quantidade expressiva de processos, o que não permitia que eles fossem analisados dentro de uma segurança jurídica e em um tempo processual adequado”, destacou o presidente, desembargador Carlos Alberto da Rocha.

Fortalecer a jurisdição criminal no interior também está entre as metas estabelecidas pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), sob a liderança do desembargador Luiz Ferreira da Silva. O objetivo era instalar uma segunda vara criminal em todas as comarcas de Terceira Entrância, o que se concretizou em Lucas do Rio Verde. “Agora teremos apenas Alta Floresta com uma única vara criminal, mas a proposição para instalação da segunda já está em estudo”, disse o corregedor-geral.

A nova vara, em Lucas do Rio Verde, trará ainda mais especialização para o trabalho dos juízes e servidores. A 1ª Vara Criminal terá competência do Tribunal do Júri, Execução Penal, Drogas e Trânsito. A 2ª Vara será responsável pelos casos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e demais crimes.

A instalação de mais uma vara criminal na comarca de Lucas do Rio Verde foi autorizada pelas Resoluções OE 12/20 e 13/20, respectivamente, editadas pelo Tribunal Pleno. A Lei nº 11.189, de 04/09/2020, aprovada pela Assembleia Legislativa, criou os cargos necessários para seu funcionamento.



- Publicidade -

Últimas

Sinop: juiz anula laudo de loucura que impedia homem que matou e arrancou o coração da tia de ir a júri popular

Justiça determinou que o homem que matou a tia, arrancou o coração dela e mandou para a prima (filha da vítima), seja avaliado por...

Motorista foge após atropelar e matar dois motociclistas no Norte de Mato Grosso

Dois motociclistas morreram na noite desse sábado (28) ao serem atropelados na MT-140, zona rural do município de Vera, a 460 km de Cuiabá. De...

Cão salva menina de 12 anos ao lutar com cobra e acaba internado: ‘Herói’

Um cachorrinho salvou uma adolescente de 12 anos do ataque de uma jararaca em Bertioga, no litoral de São Paulo, e acabou sendo picado...

Rony marcou duas vezes na vitória do Palmeiras sobre o Athletico

A Lei do ex aconteceu neste sábado (28) no Allianz Parque. Com direito a dois gols de Rony, o Palmeiras bateu o Athletico por...
Publicidade
x