20.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOSistema de avaliação patrimonial da Unemat é apresentado ao Estado

Sistema de avaliação patrimonial da Unemat é apresentado ao Estado

Sistema de avaliação patrimonial da Unemat é apresentado ao Estado
Por Redação CenárioMT

O sistema de depreciação patrimonial da Universidade do Estado de Mato Grosso pode servir de modelo para o Estado de Mato Grosso. Gestores e contadores da Secretaria de Gestão e da Secretaria de Fazenda estão hoje (13.12) em Cáceres, na sede da Reitoria, conhecendo softwares desenvolvido pelos setores de Contabilidade e Tecnologia de Informação da universidade.

O contador da Unemat, Rangel Renan Ramos da Silva, explica que o módulo desenvolvido e utilizado pela instituição é bastante eficiente, uma vez que os cerca de 100 mil bens móveis da universidade estão informatizados e podem ser avaliados mensalmente a partir dos percentuais depreciativos definidos pela legislação.

Segundo ele, a maior vantagem do sistema é a confiabilidade dos dados patrimoniais da universidade assegurando um maior balanço e controle dos bens e o atendimento a legislação vigente.  “Esse sistema é muito vantajoso e ágil, porque podemos evidenciar em tempo real a condição dos bens. Antes é preciso lançar de forma manual essa depreciação e isso era feito uma vez por ano em média, agora temos essa atualização de forma mensal”, explicou o contador da Unemat.

O Diretor de Tecnologia da Informação da Unemat, Dhiego Brandão, lembra que a ferramenta desenvolvida pela instituição pode atender outras demandas seja de universidades ou de secretarias de governo. “Esse modulo está integrado ao Eco Sistema da Unemat, mas pode ser desmembrado. É uma forma do Estado ajudar ao próprio Estado, mas para isso precisamos ter clareza do que se deseja e qual o prazo para implantação”, explicou.

O coordenador de Patrimônio da Secretaria de Planejamento do Estado, Ronaldo Campos Fraga, parabenizou a universidade pela iniciativa e afirmou que o sistema pode muito bem atender a necessidade do governo. Segundo ele, o sistema de depreciação é fundamental para otimizar a transparência e cumprir a legislação que os órgãos de controle exigem. “Após conhecer o sistema vamos apresentá-lo aos secretários e discutir essa possibilidade de parcerias”.

Também participaram da apresentação o assessor técnico Eliel Rezende Ernesto e Maykon Machado que é analista de sistemas da Seplag e o servidor Rafael Vicentu Junior da Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Sistemas Contábeis da Secretaria de Fazenda. Além deles participaram a Diretoria de Patrimônio da Unemat, Alessandro  Carvalho e Melo e Carlos Aparecido Alves Amorim, o contador Vilmar Dantas e os analistas de TI, Marlon Vinicius da Silva e Edelson Regis de Lima.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde começa a aplicar vacina contra a Covid-19 em crianças nesta quinta
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre licitação para compra de postes e lâmpadas de iluminação urbana em Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022