22.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 08 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOSINOPSinop será sede de encontro nacional do Ministério da Justiça sobre segurança...

Sinop será sede de encontro nacional do Ministério da Justiça sobre segurança no campo

O município de Sinop foi escolhido para ser uma das sete sedes da JONASP (Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social), uma iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo compartilhar exp…
Por Everton Medeiros / Assessoria da Prefeitura

O município de Sinop foi escolhido para ser uma das sete sedes da JONASP (Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social), uma iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo compartilhar experiências e boas práticas na área. O evento, que será dos dias 23 a 25 de Novembro, com o tema “I Jornada Nacional de Policiamento Rural: Práticas e Tendências”, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Sinop, Câmara de vereadores, Sindicato Rural e União das Entidades de Sinop (UNESIN).

A programação em Sinop faz parte da terceira etapa da jornada, com abertura no dia 23/11 (terça-feira), no CENTRO DE EVENTOS DANTE DE OLIVEIRA, a partir das 14h, com o credenciamento. Às 15h será a solenidade, com a presença das autoridades, e logo em seguida, as 16h45, a primeira palestra ministrada pelo Ten Cel PMMT Gleber Candido Moreno, com o tema “A experiência da PMMT no policiamento rural”. Em seguida, será ministrada a segunda palestra do dia, com o tema “Ações do MAPA no combate a ilícitos com mercadorias, bens e materiais agropecuários”, comandada por Marcos Eielson Pinheiro de Sá – MAPA.

O prefeito Roberto Dorner destacou a importância de Sinop receber uma das etapas da jornada voltada para segurança pública, principalmente com o tema direcionado para a segurança no campo. “Sabemos que a segurança pública é uma necessidade, por isso é tão importante Sinop ser uma das sedes desses debates. O município é um polo da região, que tem o agro como principal fonte de economia, por isso a segurança rural precisa ser discutida e melhorada constantemente”, pontuou o gestor.

Dorner também fez um convite para gestores e lideres de toda a região. “Convidamos os prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras, pecuaristas, agricultores, representantes de sindicatos rurais, integrantes da segurança pública e do judiciário. É muito importante que todos estejam presentes, nessa discussão sobre estratégias para implantar mais segurança no campo”, concluiu.

O evento contará com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, e é aguardada também, a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O prefeito Roberto Dorner também convidou o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, que devem estar presentes.

A programação segue nos dias 24 e 25, com palestras e mesas-redondas, no entanto, nesses dias, o local será no auditório da Câmara Municipal. Entre os temas que serão debatidos estão: Segurança Pública Rural; Investigação de crimes rurais; Atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate ao roubo de cargas; Patrulha rural, entre outros. O evento termina na quinta-feira (25), com cerimônia de encerramento agendada para as 16h30.

Os temas serão apresentados por especialistas e integrantes do Sistema de Segurança Pública para profissionais da área, lideranças políticas, representantes de entidades e membros do judiciário.

Jornada

A I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, é uma iniciativa inédita do MJSP, que começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Policiamento Rural – Práticas Exitosas; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,099SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça a importância de atualizar dados cadastrais
dezembro 07, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipes do Viva Lucas apresentam bom desempenho em competição de Vôlei
dezembro 07, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta população sobre cuidados para evitar dengue, zika e chikungunya
dezembro 07, 2021
Lucas do Rio Verde
Alunos do ‘Nós Podemos Nadar’ ganham mais de 400 medalhas em disputa estadual
dezembro 07, 2021