Sinop assina manifestação de interesse para a adesão do Escritório Social

Com o objetivo de auxiliar os reeducandos que deixam o sistema prisional, com a reinserção na sociedade, apoio psicossocial e acesso a vagas de emprego, a Prefeitura de Sinop manifestou interesse em aderir ao Escritório Social, uma ferramenta de inclusão prevista pelo Con…

Fonte: Ana Paula dos Santos

sinop assina manifestacao de interesse para a adesao do escritorio social
Assessoria da Prefeitura

Com o objetivo de auxiliar os reeducandos que deixam o sistema prisional, com a reinserção na sociedade, apoio psicossocial e acesso a vagas de emprego, a Prefeitura de Sinop manifestou interesse em aderir ao Escritório Social, uma ferramenta de inclusão prevista pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Nós já realizamos esse serviço dentro das nossas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sinop, mas é importante que o Município tenha um espaço específico para essa demanda, com profissionais ainda mais capacitados, e um trabalho mais assertivo para que consigamos diminuir de forma efetiva os índices de reincidência criminal”, afirma a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso”.

De acordo com o  juiz da Vara de Execução Penal de Sinop, Walter Tomaz da Costa, as tratativas referentes ao Escritório Social são realizadas de forma conjunta. “A gestão do serviço é compartilhada entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo, e em alguns casos a gestão envolve também o Poder Legislativo, quando existe o interesse de participar ativamente por meio de elaboração de leis e de programas que incentivem essa reintegração”, explica.

A assinatura do convênio foi feita na última segunda-feira (18), em cerimônia realizada no Fórum da Comarca de Sinop, durante a visita do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) ao município. Na ocasião, também estiveram presentes o supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, o coordenador do GMF, juiz Geraldo Fidelis, o secretário-adjunto do Sistema Carcerário, Jean Gonçalves, o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, e a representante da Federação dos Conselhos da Comunidade de Mato Grosso (FECCOMAT), Ingrid de Souza Eickhoff.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sinop possui 777 reeducandos e é o quinto município do estado a aderir ao Escritório Social.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.