22.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 18 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOSINOPSinop alcança marca de 100 mil vacinas aplicadas contra Covid-19

Sinop alcança marca de 100 mil vacinas aplicadas contra Covid-19

Sinop ultrapassou, nesta sexta-feira (20), a marca de 100 mil doses de imunizantes contra Covid-19 aplicadas na população. A informação consta no vacinômetro do Ministério da Saúde (LocalizaSUS), no qual aponta que 72,3 mil pessoas estão vacinad…
Por Karoline Kuhn

Sinop ultrapassou, nesta sexta-feira (20), a marca de 100 mil doses de imunizantes contra Covid-19 aplicadas na população. A informação consta no vacinômetro do Ministério da Saúde (LocalizaSUS), no qual aponta que 72,3 mil pessoas estão vacinadas com a primeira dose. Ou seja, quase 70% da população vacinável (acima de 18 anos) estimada pelo Governo Federal para o município, que é de 104,3 mil. Quando analisado o cenário de aplicação de pelo menos uma dose (seja de imunizantes de duas etapas ou de etapa única), a cobertura é de 75%.

“A previsão nossa, se continuarmos nesse ritmo de recebimento de vacinas do Estado e consequentemente do Ministério da Saúde, é até metade de setembro, talvez um pouco mais, estarmos com toda nossa população acima de 18 anos já com o agendamento da primeira dose”, destacou secretário de Saúde, Valério Gobbato.

Os trabalhos de vacinação contra Covid-19 no município seguiram, incialmente, atendendo todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina elaborado pelo Governo Federal. Em paralelo, foram ocorrendo as aberturas por faixas de idade. Os grupos prioritários já foram concluídos e, neste momento, o agendamento está disponível para população acima de 22 anos.

“Se isso realmente se concretizar, até final de dezembro, nós teremos toda nossa população de Sinop, acima de 18 anos, imunizada”, emendou o gestor da pasta. Seguindo os dados do painel ministerial, 27,7 mil pessoas (ou seja, 26,5% da população vacinável) receberam as duas doses previstas pelos laboratórios responsáveis, ou a vacina de dose única, e já completaram o processo de vacinação.

No município, a segunda dose não precisa ser agendada. O atendimento segue o sistema livre demanda (entrega de senhas), de segunda à sexta-feira (exceto nas quintas), das 8h às 17h, no Clube dos Idosos Dom Henrique (ao lado do Hospital Regional de Sinop). Neste momento, estão sendo atendidas pessoas com previsão de recebimento da segunda dose marcadas até 25 de agosto.

A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronovac, o intervalo entre primeira e segunda aplicação é de 14 a 28 dias. Já nos casos da AstraZeneca  e Pfizer, o intervalo é de até 12 semanas.

O andamento da vacinação pode ser acompanhado diretamente no site LocalizaSUS.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021