29 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 27 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO SINOP Secretaria de Sáude registra queda de 58% nos casos de HIV/AIDS em...

Secretaria de Sáude registra queda de 58% nos casos de HIV/AIDS em Sinop

Por CenárioMT

No ano de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop registrou 42 novos casos de infecção pelo vírus HIV, causador da AIDS. Os dados mostram que desses, 31 são homens e 11 são mulheres.

Apesar desse registro, o número é 58% menor ao registrado no município no ano de 2019, quando a secretaria concluiu 100 novos diagnósticos. A estatística é a menor registrada dos últimos seis anos, superando o ano de 2015 quando foram registrados 59 casos.

Segundo o doutor Walter Esteves, coordenador do Serviço de Assistência Especializada (SAE), à queda nos casos tem-se duas explicações claras: a baixa procura pela testagem e o distanciamento social, ambos provocados pela pandemia da Covid-19.

“Em primeiro momento, a principal queda se deve à baixa testagem junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), em decorrência da falta de procura. Em segundo plano, o distanciamento social acarretado pelo fechamento de bares e casas notrunas, que diminuiu o contato entre as pessoas, também impactou a queda no aparecimento de novos casos”, comentou.

Os atendimentos aos pacientes com sintomas da doença e a testagem para a conclusão do diagnóstico,é feito junto aos postos de saúde, durante todo o ano. O tratamento é gratuito e feito pelo Sistema Único de Saúde, disponibilizado na rede municipal de Saúde.

A doença da AIDS ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Ela altera o DNA dessas células e permite a replicação do HIV, tornando cópias de si mesmo. Depois de multiplicar, o vírus rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Veja os dados dos últimos 6 anos:

2015 – 59 novos casos

2016 – 85 novos casos

2017 – 162 novos casos

2018 – 101 novos casos

2019 – 100 novos casos

2020 – 42 novos casos



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Mais morte por Covid-19 é registra em Lucas do Rio Verde; Sobe para 80 o número de óbitos
janeiro 27, 2021
POLÍCIA
Casal é flagrado com drogas na rodoviária de Lucas do Rio Verde
janeiro 27, 2021