Governo fará pesquisa epidemiológica sobre Covid-19 em Sinop

0
© Governo do Estado de São Paulo

Sinop será alvo de uma pesquisa epidemiológica a partir desta quarta-feira, 16 de setembro. O estudo será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), com o intuito de monitorar a infecção pela Covid-19 em Mato Grosso.

A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal. E, para a realização dos exames serão coletadas amostras sanguíneas.


-Continua depois da publicidade ©-

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Giberto Figueiredo, a pesquisa é segura, com margem de erro de 3%. Também estão na lista para serem pesquisados os municípios de Cuiabá, Tangará da Serra, Várzea Grande, Cáceres, Barra dos Garças, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta.

A previsão é de que sejam coletadas entre 250 e 700 amostras por cidade, a variante será julgada conforme o número populacional. Após a coleta, o material é encaminhado para Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), que leva em média 48 horas para disponibilizar o resultado.

As equipes envolvidas na pesquisa foram testadas há três dias e estarão utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Após sete dias do término da coleta, os técnicos passarão por uma nova testagem.

Além da SES, estão envolvidos no estudo a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios.

O término da coleta de dados/processamento das amostras está previsto para 23 de setembro.

Leia também: Resultado das loterias de hoje (20/09/2020)


Amazonia 03 de Junho