23.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 02 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOSINOPConselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial aborda a importância do Dia...

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial aborda a importância do Dia da Consciência Negra

Criado em 2012, por meio da Lei nº 1658, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, atua deliberando e fiscalizando políticas públicas, programas, projetos e ações voltados à promoção da igualdade racial em Sinop. Al&eacu…
Por Ana Paula dos Santos

Criado em 2012, por meio da Lei nº 1658, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, atua deliberando e fiscalizando políticas públicas, programas, projetos e ações voltados à promoção da igualdade racial em Sinop. Além disso, o Conselho também realiza orientações normativas e consultivas sobre as temáticas voltadas à igualdade racial no município.

O trabalho do CMPIR é diário, mas ganha ainda mais forças no mês de novembro, em que se é celebrado o Mês da Consciência Negra.  “Neste mês de novembro o conselho participou de várias ações realizadas no ambiente escolar municipal, estadual e universitário. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o Conselho ainda desenvolveu atividades alusivas a data em todos os CRAS e no CREAS em Sinop. Nesses espaços de debates e palestras, foi enfatizado a importância de refletir sobre a inserção da população negra em todos os espaços do município, e destacamos alguns episódios que são configurados como racismo, injúria racial, preconceito e discriminação”, explicou a presidente do CMPIR, Márcia Ana Nascimento.

Márcia destacou ainda que além de promover essa reflexão, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Sinop também atua na garantia do cumprimento das leis existentes.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. O Dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.

Algumas entidades como o Movimento Negro e os Conselhos de Igualdade Racial,  organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras, com o objetivo de evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,351FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Organizadores agradecem o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde no McDia Feliz 2021
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Cursos técnicos estão com 120 vagas abertas na Secitec de Lucas do Rio Verde
dezembro 02, 2021
RETOMADA NO COMÉRCIO
Com horário estendido, comércio luverdense pode ampliar em até 40% as vendas no fim de ano
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo
dezembro 02, 2021