23.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 05 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOSINOPAeroporto de Sinop é o segundo com maior movimento de passageiros em...

Aeroporto de Sinop é o segundo com maior movimento de passageiros em Mato Grosso

Dados divulgado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), mostram que o Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, situado em Sinop, é o segundo com maior movimento de passageiros no estado de Mato Grosso em 2021. As estatísticas compiladas e divu…
Por Vanessa Kienen

Dados divulgado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC), mostram que o Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, situado em Sinop, é o segundo com maior movimento de passageiros no estado de Mato Grosso em 2021. As estatísticas compiladas e divulgadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico apontam que de janeiro a setembro de 2021 foram 113.293 embarques e desembarques, o que representa um aumento de 36% comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 83.301 operações.

Somente no mês de setembro desse ano, o aeroporto da cidade registrou 19.421 embarques e desembarques. No mesmo mês em 2020 o movimento no aeroporto foi de 10.416, um aumento de 86,45%. Da região norte de Mato Grosso, o aeroporto de Sinop é o maior em atividade.

A ANAC aponta que o terminal aeroviário de Sinop é o quinto com maior movimento dentro da região Centro-Oeste, ficando atrás dos aeroportos de Brasília (DF), Várzea Grande/Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Dentro de Mato Grosso, o Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, mas que pertence à capital Cuiabá, é o maior do estado e concentra inúmeras companhias aéreas. Por ser um aeroporto internacional sua movimentação é a segunda maior do Centro-Oeste. Os embarques e desembarques no terminal em setembro, foi de 196.081.

Somente no mês de setembro, todo o estado de Mato Grosso registrou 225.190 movimentações. Desses, Marechal Rondon é responsável pela maior fatia, ficando com 87% das operações. Sinop aparece logo em seguida com 8,62%. Todos os demais aeroportos em atividade no estado, somam 4,31%.

Empresas de companhias nacionais se instalam em Sinop

Devido ao crescimento exponencial, na movimentação do aeroporto da cidade, grandes empresas no ramo da aviação instalam filiais no município. Na sexta-feira (18) a primeira agência, no estado de Mato Grosso, da Azul Viagens e, a 38ª do país, inaugurou em Sinop. O valor inicial do investimento é de R$ 250 mil.

Para a sócia proprietária da agência, Karina Turatti, o setor será fomentado ainda mais e contribuirá com o desenvolvimento e economia de Sinop e região. “A chegada da agência a Sinop é um marco para a história. Pensando no crescimento e desenvolvimento do nosso município e região, a agência estará com loja física para a conveniência de todos os clientes, fomentando a nossa economia local e regional, seja a trabalho, a passeio e principalmente na realização de sonhos”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, fala que a escolha de Sinop para instalação da sua primeira agência no estado é gratificando e mostra que nossa cidade tem potencial para avançar ainda mais. “Ficamos felizes com uma empresa desse porte entender e colocar em Sinop a sua primeira franquia no estado de MT, sabendo que existem cidades maiores, e, além disso, trazer competitividade para o setor. No nosso município temos muitas agências, valorizamos todas elas e a importância de cada uma para Sinop”, frisa.

Gonçalves ressalta que o aumento de agências é um ponto positivo devido à competitividade do setor. “Formas negociáveis de viagens para nós é vantagem. Sabemos que temos muitas agências aqui e valorizamos a todas elas, mas é importante saber que temos uma agência específica da bandeira. Isso mostra o porquê Sinop tem o quinto aeroporto mais movimentando do Centro-Oeste. Isso mostra cada vez mais que Sinop é tudo isso que nós falamos e muito mais”, destaca.

Ele lembra ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está sempre destacando a movimentação do Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo. “A gente vem apontando para isso a gente vem trabalhando dando assessoria para os empresários. Para a economia é excelente, também para os consumidores e para o aeroporto”, pontua.

Outra empresa de serviços aéreos no ramo de transporte de cargas e encomendas, Gollog, se instalará em Sinop. Ela possui mais de 100 unidades no Brasil e 20 anos de mercado. Com voo direto de Guarulhos a Sinop, a empresa de cargas iniciará suas operações no dia 06 de dezembro próximo. São mais de 3.500 ceps atendidos em todos os estados brasileiros.

A gestora da unidade, Fabrizzia Dumont Paranhos, destaca que a empresa contará com voo direto de Guarulhos ligando Sinop a todas as capitais e cidade do país. “Contamos com agilidade e segurança, levando mercadorias através do transporte aéreo para todo Brasil. Fazemos coletas e entregas retirando encomendas onde você estiver e entregando no porta do consumidor. Transportamos animais, restos mortais, documentos, objetos pessoais como roupas, livros. Equipamentos eletrônicos; peças; confecções; etc. São 7.000 toneladas transportadas por mês”, explica ela.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,348FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ENSINO SUPERIOR
Candidatos participam de vestibular para ingressar na Unilasalle Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Em Lucas!
Polícia Militar prende homem com arma de fogo
dezembro 05, 2021
Sinop
Profissionais de Sinop conhecem funcionamento de RAPS em Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Mato Grosso
Fiscais e agentes do Indea são capacitados para combater praga que atinge lavouras em Mato Grosso
dezembro 05, 2021