26 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOSINOP1º Torneio de Pesca de Sinop marca história do turismo do município

1º Torneio de Pesca de Sinop marca história do turismo do município

A Prefeitura de Sinop promoveu, domingo (05), o 1º Torneio de Pesca Esportiva de Sinop, na ponte no rio Teles Pires, localizada na MT-220, reunindo cerca de 90 embarcações. O prefeito Roberto Dorner destacou o pioneirismo da festividade, que faz parte do calendário de anive…
Por Vanessa Kienen

A Prefeitura de Sinop promoveu, domingo (05), o 1º Torneio de Pesca Esportiva de Sinop, na ponte no rio Teles Pires, localizada na MT-220, reunindo cerca de 90 embarcações. O prefeito Roberto Dorner destacou o pioneirismo da festividade, que faz parte do calendário de aniversário dos 47 anos de Sinop. “Para nós, é muito importante que a cidade comece a montar, de novo, nesse setor, ter alguma parte turística, e essa é uma das partes que o nosso Teles Pires nos dá, é um presente de Deus. Então, nós temos que movimentar nossa cidade, e aí está o resultado do primeiro ano, ainda estamos na pandemia, mas eu acredito que o ano que vem vai ser bem melhor, muito maior que hoje”, destacou o gestor.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, frisou que desde 2006 a prefeitura não realizava um evento de pesca e que todos os competidores estavam com suas embarcações regularizadas. “Interessante lembrar que aqui nós temos todas as documentações exigidas para que aconteça um torneio de pesca, todas as embarcações que entraram na água são homologadas, todos os pilotos tem arrais. É um evento que nós pensamos em toda a parte de segurança, para dar exemplo aí para todo o Brasil.”

Para o secretário a segurança do evento é essencial. “Quero agradecer a ajuda da Guarda de Trânsito Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil. Desde a entrada do evento, até a preocupação na parte das margens, na entrada na água, tudo muito bem organizado, proibido o consumo de bebida alcoólica, realmente é um evento para que marque a história como organização, como segurança”,  destacou.

O capitão dos Portos de Mato Grosso, Alessandro Lopes Fajard Oliveira, ressaltou que o evento seguiu todos os protocolos da Marinha do Brasil. “A Marinha do Brasil, como órgão responsável por todo evento náutico, nós autorizamos esse e fizemos várias recomendações de segurança para que o evento pudesse ocorrer sem quaisquer problemas e as pessoas pudessem se divertir de maneia bem ampla no rio Teles Pires. Então a Marinha do Brasil está presente para mostrar que tudo foi cumprido”.

Em julho deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Marinha do Brasil realizou a regularização de cerca de 270 embarcações. “Todas as embarcações, que estão se fazendo aqui presente no evento, quanto as pessoas que estão conduzindo estão todos regularizados. As embarcações estão regulares, e os condutores estão habilitados, e é isso que a gente promove como recomendação de segurança que está sendo cumprida”, ressaltou o capitão.

O evento reuniu pescadores de diversas regiões. Sidney Guerra, de Lucas do Rio verde, explicou que assim que as inscrições foram liberadas sua equipe já confirmou a participação na categoria barco. “Nós gostamos da pesca esportiva, a hora que ficamos sabendo que era com isca artificial chamou a atenção. Eu nunca tinha participado de um torneio com isca artificial”, destacou.

O competidor Alan Schneider veio de Cuiabá para participar na categoria caiaque. “Lá em Cuiabá recebemos pelos grupos de WhatsApp, amigos aqui de Sinop também nos avisaram. A gente soube do evento, viemos participar e prestigiar, tá tudo bem organizado, show de bola. Desde o início, suporte a título de tirar informação, dúvida, estão de parabéns”.

Um dos organizadores do evento e fiscal de provas, Marcos Beckamann, destacou que tudo ocorreu de forma tranquila sem irregularidades por parte dos competidores. “Não tivemos nenhum pedido de recontagem de pontos, isso demonstra a lisura do torneio em si, da forma como foi feita as medições não gerou nenhum tipo de contestação, até porque a ficha era preenchida, uma ficha para cada peixe, e outro pescador assinava juntamente com o fiscal, que recebia uma via. No final a pontuação foi feita e acatada por todos sem nenhuma contestação, isso demonstra que foi feito tudo de maneira muito séria e muito correta.”

O evento começou às 7h e encerrou às 15h. Todos competidores seguiram para o Centro de Eventos Dante de Oliveira, onde a premiação foi entregue.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Luverdenses não vacinados são a maioria em internados na UTI
setembro 21, 2021
LOCALIZADA!
Polícia localiza adolescente que estava desaparecida em Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021