28.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 21 junho, 2021
InícioMATO GROSSOSinop reabre mais uma sala de vacinas e alerta sobre importância da...

Sinop reabre mais uma sala de vacinas e alerta sobre importância da vacinação

Por CENÁRIOMT

Mais uma sala de vacina foi reativada pela Prefeitura de Sinop. Desta vez, é na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ibirapuera que, a partir desta semana, disponibiliza para a população da região as vacinas de rotina para crianças, adolescentes e adultos, além da vacinação para o público prioritário da Campanha Nacional contra Influenza. O serviço está disponível, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

Com esta, sobe para 5 a quantidade de salas de vacinas reativadas neste primeiro semestre pela gestão municipal. Também foram retomados os trabalhos nas UBS’s Violetas, Oliveiras, José Ramos Pereira (Maria Vindilina II) e Nações. Ao todo, são 16 os locais de vacinação em funcionamento no município.

As reaberturas foram feitas após avaliações administrativas. Elas têm como objetivo atender os munícipes de maneira mais ampla, considerando que as vacinas, tanto em crianças quanto em adultos, são fundamentais não somente para evitar a propagação de doenças como, também, impedir que doenças já erradicadas voltem a afetar a população.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, atualmente, vacinas para mais de 20 tipos de doença. Boa parte é direcionada ao público infantil, como por exemplo, imunizantes contra tuberculose, hepatite B, coqueluche, pneumonia, sarampo, rubéola e poliomielite.

Na adolescência, a frequência de imunização diminui, mas é igualmente fundamental que caderneta de vacinação seja mantida atualizada. Nessa etapa, são aplicadas, tanto vacinas que nunca foram administradas (como HPV e dupla adulto), como doses de reforço para vacinas aplicadas durante a infância (tríplice viral e hepatite B, por exemplo).

O adulto também deve manter atenção ao seu cartão de vacinação. Homens e mulheres devem ficar atentos quanto a vacinação contra difteria, tétano, febre amarela, sarampo e rubéola. Já os idosos, precisam acompanhar o calendário anual de vacinação contra a gripe (Influenza).

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde apontam que, de janeiro a maio deste ano, foram aplicadas 40,2 mil doses de vacinas (diversas) em sinopenses.

Confira abaixo os locais de vacinação em Sinop:

Das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30:

UBS Alto da Glória;

UBS São Francisco;

UBS São Cristóvão;

UBS Camping Club;

UBS Gente Feliz;

UBS Primaveras;

UBS Palmeiras;

UBS Nações;

UBS Oliveiras;

UBS Maria Vindilina II;

UBS Violetas;

UBS Ibirapuera;

UBS Sabrina – das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30;

Centro Integrado de Atendimento (CIA) André Maggi – das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30;

Centro Integrado de Atendimento (CIA) Umuarama – das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30;

Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás – das 6h às 18h – sem intervalos.

 

BCG

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é disponibilizada nas UBS’s Sabrina e Oliveiras, nas terças e quintas-feiras, apenas no período da manhã. E, nas segundas e quartas-feiras, no CIA Jacarandás, das 7h às 18h, sem intervalos.

CAMPANHA CONTRA GRIPE

A campanha nacional de vacinação contra Influenza (gripe) está em andamento. Até o momento, pelo menos 13,7 mil doses foram aplicadas entre as pessoas que compõe a primeira (crianças entre 6 meses e 6 anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas) e a segunda etapa (professores e idosos com 60 anos ou mais).

A vacina segue disponível nas unidades. Para receber a dose, além de compor os grupos citados nas etapas, é importante apresentar algum documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS e a carteira de vacinação. Professores e trabalhadores da área da saúde devem também comprovar vínculo ativo com a carteira de trabalho ou holerite.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

vacinação contra a Covid-19
Lucas do Rio Verde encerrará dia 30 o pré-cadastro de pessoas com comorbidades na vacinação contra a Covid-19
junho 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas Forte de Novo tem 34 propostas aprovadas pelas instituições financeiras
junho 21, 2021