20.7 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioMATO GROSSOSinop: Meio Ambiente orienta proprietários de áreas rurais sobre prevenção às queimadas

Sinop: Meio Ambiente orienta proprietários de áreas rurais sobre prevenção às queimadas

Por CENÁRIOMT

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolve trabalho de conscientização e orientação junto aos proprietários de chácaras e sítios de Sinop, os alertando para a necessidade de manutenção das áreas rurais. O objetivo é evitar queimadas no período de estiagem da chuva e extinguir locais propícios a depósitos irregulares de lixos em decorrência da falta de manutenção.

O trabalho realizado pela equipe de Educação Ambiental da pasta, desde o início desta semana, consiste na visita, orientação e notificação dos sitiantes e chacareiros, para a realização de gradiação, carpinagem, realização de aceiros, remoção de lixos e contenção do mato alto. A ação tem por finalidade reduzir o acúmulo de lixo, mato alto e ocorrência de incêndios.

Em Mato Grosso, historicamente, a estiagem da chuva estende por quatro meses e os indicadores da umidade relativa do ar chegam a registrar medidas abaixo dos 10% em alguns dias. Neste período a temperatura opera acima dos 34 graus, o que aumenta significativamente, os riscos de incêndios de origem natural em decorrência da vegetação seca.

Com o trabalho realizado pela pasta e o aceite por parte dos sitiantes e chacareiros, espera-se que os números de incêndios provocados por ação do homem ou naturais, quando iniciado pelo superaquecimento da ação climática.

Essa ação tem como base a Lei Complementar 116/2015 que especifica a responsabilidade do proprietário em promover a manutenção da área. Caso a determinação não seja cumprida, o dono fica suscetível a recebimento multa. Em casos de queimadas, a multa varia de 75 (até 100m² atingido) à 750 Unidades de Referência (UR) por hectare de área consumida pelo fogo. Em caso da não manutenção, a multa é de 500UR por hectare.

Denúncias envolvendo queimadas, áreas sujas ou descarte irregular de lixo, podem ser ofertados por meio do telefone fixo da secretaria: (66) 3531-3499 ou no móvel (66) 9.9651-2891, ou por meio do email: processoadm.seegmail.com.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

VIVA LUCAS
Lucas: Escolinha de bicicross começa atividades nesta segunda-feira (17)
maio 17, 2021
SÃO E SALVO
Em ação rápida, bombeiros resgatam cachorro preso debaixo de contêiner em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2021