Sinop fortalece cuidado domiciliar com entrega de colchões pneumáticos

A iniciativa visa proporcionar mais conforto, segurança e qualidade de vida a pessoas com mobilidade reduzida em tratamento prolongado.

Fonte: CENÁRIOMT

Sinop fortalece cuidado domiciliar com entrega de colchões pneumáticos

Desde outubro de 2024, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde e coordenada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), tem fortalecido o cuidado domiciliar ao entregar colchões pneumáticos para pacientes acamados.

A iniciativa visa proporcionar mais conforto, segurança e qualidade de vida a pessoas com mobilidade reduzida em tratamento prolongado.

[Continua depois da Publicidade]

Os colchões pneumáticos são cruciais para prevenir lesões por pressão, comumente conhecidas como escaras, que são feridas típicas em pacientes que permanecem deitados por longos períodos. O equipamento funciona com um sistema de ar alternado que:

  • Distribui o peso do corpo de forma equilibrada.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Reduz significativamente o risco de feridas.

A diretora do DAF, Ana Paula Muller, explicou que a ação tem caráter permanente e busca oferecer atenção humanizada.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa é uma ação desenvolvida desde outubro de 2024… Até o momento, já foram entregues 58 colchões, e além da entrega, há o acompanhamento feito pelo departamento. O principal benefício é evitar feridas, especialmente as escaras,” afirmou Ana Paula Muller.

A entrega dos equipamentos é feita diretamente nas residências, mediante indicação médica e encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A equipe do DAF realiza a instalação e fornece toda a orientação técnica de uso.

Dois casos de sucesso destacam os benefícios do programa:

  1. Alexina Gonçalves, 82 anos: Após ficar totalmente acamada, a idosa apresentava feridas na pele. Sua filha, Maria Aparecida Martins, relatou que, em cerca de 20 dias após a instalação do colchão, as feridas cicatrizaram. Hoje, Alexina não apresenta mais lesões no corpo.
  2. Ércules Luiz Genova, 73 anos: Vítima de um grave acidente em 2014, ele depende de cuidados integrais da esposa, Eva Saraiva. Ele tem pele sensível e sofria com feridas constantes. Segundo Eva, há um ano utilizando o colchão, o marido não tem mais nenhuma escara, o que trouxe mais tranquilidade para a família.

O programa é contínuo e prioriza pacientes com maior risco de desenvolver complicações associadas à imobilidade prolongada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]