Desde outubro de 2024, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde e coordenada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), tem fortalecido o cuidado domiciliar ao entregar colchões pneumáticos para pacientes acamados.
A iniciativa visa proporcionar mais conforto, segurança e qualidade de vida a pessoas com mobilidade reduzida em tratamento prolongado.
Os colchões pneumáticos são cruciais para prevenir lesões por pressão, comumente conhecidas como escaras, que são feridas típicas em pacientes que permanecem deitados por longos períodos. O equipamento funciona com um sistema de ar alternado que:
- Distribui o peso do corpo de forma equilibrada.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Reduz significativamente o risco de feridas.
A diretora do DAF, Ana Paula Muller, explicou que a ação tem caráter permanente e busca oferecer atenção humanizada.
“Essa é uma ação desenvolvida desde outubro de 2024… Até o momento, já foram entregues 58 colchões, e além da entrega, há o acompanhamento feito pelo departamento. O principal benefício é evitar feridas, especialmente as escaras,” afirmou Ana Paula Muller.
A entrega dos equipamentos é feita diretamente nas residências, mediante indicação médica e encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A equipe do DAF realiza a instalação e fornece toda a orientação técnica de uso.
Dois casos de sucesso destacam os benefícios do programa:
- Alexina Gonçalves, 82 anos: Após ficar totalmente acamada, a idosa apresentava feridas na pele. Sua filha, Maria Aparecida Martins, relatou que, em cerca de 20 dias após a instalação do colchão, as feridas cicatrizaram. Hoje, Alexina não apresenta mais lesões no corpo.
- Ércules Luiz Genova, 73 anos: Vítima de um grave acidente em 2014, ele depende de cuidados integrais da esposa, Eva Saraiva. Ele tem pele sensível e sofria com feridas constantes. Segundo Eva, há um ano utilizando o colchão, o marido não tem mais nenhuma escara, o que trouxe mais tranquilidade para a família.
O programa é contínuo e prioriza pacientes com maior risco de desenvolver complicações associadas à imobilidade prolongada.


















