29.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioMATO GROSSOSinop: Alto número de positivos preocupa Secretaria de Saúde e Saneamento

Sinop: Alto número de positivos preocupa Secretaria de Saúde e Saneamento

Por CENÁRIOMT

Essa imagem é do Hospital Municipal de Campanha de Sorriso no início da manhã de ontem (07); às 8h29. Entre pessoas ou que aguardam atendimento no saguão ou que estão em consulta e realizando exames na área interna do HMC, mais de 80 sorrisenses estão no local no momento.

A imagem – cujo ditado diz que fala mais do que mil palavras; mostra dois pontos considerados essenciais pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro: o atendimento da população no chamado imediato em buscar auxílio assim que sentir os primeiros sintomas, o que é fundamental para a recuperação, e, a volta ao alto número de positivos no Município.

“Em apenas dois dias, sábado e domingo, registramos 103 novos casos positivos. É preciso ter clareza de que a Covid-19 não foi embora e de que infelizmente continua fazendo vítimas fatais em todo o mundo. Só esse fim de semana, registramos cinco perdas em Sorriso”, lamenta Marchioro.

Em relação ao paradoxo que marca a imagem do texto, o secretário salienta que “é muito bom saber que as pessoas estão nos ouvindo e procurando ajuda nos primeiros sintomas. Mas precisamos dessa consciência também para evitar festas, aglomerações e manter os cuidados protetivos porque só assim poderemos salvar mais vidas”, diz. “Ainda não temos uma imunidade de rebanho, faltam doses para imunizar toda a nossa população; queremos sim vacinar todos, mas precisamos ser coerente e seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI), por isso precisamos tanto do auxílio da população em manter o distanciamento social, continuar usando máscaras e fazendo a constante higienização das mãos”, pontua.

Além de alertar para os riscos da Covid-19, Marchioro destaca que boas notícias também precisam ser comemoradas. “Em 24 horas tivemos 97 curados; o que nos anima e mantém firmes na caminhada contra esse inimigo invisível”, detalha.

Rede de ajuda

Marchioro pede que quem tiver sintomas, procure imediatamente o HC. “Não há necessidade de esperar pela segunda-feira; quem tiver sintomas pode e deve procurar aos fins de semana, pois o HC atende 24 horas, todos os dias”, salienta. “Hoje somamos 14.408 pacientes curados; esse número é uma alegria para todos nós. Obviamente, queremos aumentar os dados em relação ao número de curados e baixar o número de ativos”, diz.

Doses recebidas e aplicadas

Uma das ações para isso é a aplicação das vacinas. O Município não está estocando doses: conforme as recebe, imediatamente as aplica, seguindo sempre o Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Sorriso recebeu até hoje 23.451doses (4.294 recebidas no último sábado, dia 5) das quais já aplicou 18.398; sendo 13.299 em primeira dose e 5.099 já em segunda dose, o que equivale a 78,5% do total geral recebido.

P.S: São menos de 500 palavras (488) e uma só imagem e a gente espera que ela cumpra sua função: que todos continuem se cuidando e cuidando daqueles que amam!


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CONHECIMENTO
IFMT de Lucas prepara Ciclo de Palestras abordando Biotecnologia, aplicações e oportunidades
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Confira o resultado final do Processo Seletivo n° 01/2021 de Lucas do Rio Verde
junho 16, 2021