31.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioMATO GROSSOSinop: ações de conscientização para o trânsito alcançam mais de 42 mil...

Sinop: ações de conscientização para o trânsito alcançam mais de 42 mil pessoas

Por CENÁRIOMT

Durante todo esse mês de maio a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano realizou 45 ações de conscientização e educação junto aos usuários do trânsito de Sinop. Cerca de 989 veículos foram abordados e mais de 42 mil pessoas foram alcançadas nas ações que englobaram blitz, palestras e orientações. O cronograma de ações encerrou ontem (31) com a execução dos projetos Criança Segura na Escola (palestra aos alunos) e Agente Palestrante (palestra em empresa), além de orientações na área central.

Na manhã de hoje foi ministrada palestra para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Neuza Nadir Fuzinatto Graf, localizada no Jardim Boa Esperança. O objetivo foi instruir as crianças sobre a importância do uso correto, diariamente, dos instrumentos de trânsito para segurança própria. Outras quatro unidades da rede municipal também receberam o projeto.

À empresa Rede Machado foi ministrada a palestra que visa repassar aos funcionários o valor da vida, estatísticas, causas e consequências, e, como evitar acidentes durante a execução do trabalho. Outras três empresas também receberam o projeto. A secretaria ressalta que esse evento é ministrado ao longo de todo o ano e qualquer empresa poderá receber a palestra. Para isso, é preciso que a interessada emita um ofício ao Departamento de Educação para o Trânsito, solicitando o evento. No documento deverá estar especificado a data e horário da disponibilidade da empresa.

Em 15 cruzamentos críticos da cidade foi realizado o projeto “Cidadão Consciente, Trânsito Sem Acidente” que consistiu em blitz educativa e foi direcionado aos condutores de motocicletas e automóveis, alertando-os para os riscos da direção veicular. Nesta atividade houve também adesivagem de veículos e entrega de fitas amarelas alusivas.

O “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” é um movimento nacional que busca, por meio da conscientização, despertar nos pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas sobre a necessidade de cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para garantir a segurança coletiva durante o tráfego. O intuito é reduzir os índices de acidentes e resguardar a vida dos usuários do trânsito.

As ações desenvolvidas pelos nossos servidores foi de suma importância. Os dados mostram que conseguimos alcançar nosso objetivo que foi conscientizar e orientar a população sobre a importância de cumprir as regras do trânsito para evitar acidentes, inclusive com vítimas fatais”, comentou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento, acrescentando que “a segurança no trânsito também é de responsabilidade dos usuários. Cada um fazendo a sua parte teremos um trânsito seguro em nossa cidade”.

Levantamento realizado pela secretaria revela que entre todas as ações, mais de 42 mil pessoas foram alcançadas pelo trabalho de conscientização. Todas as ações foram executadas seguiram rigorosamente as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde, como, o distanciamento, uso de máscaras faciais e higienização das mãos com álcool 70%.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega toucas para alunos de hidroginástica
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre edital de pregão eletrônico para manutenção de frota veicular
junho 16, 2021