26.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 18 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTSES retoma Feira SUStentável a partir do dia 24 de junho

SES retoma Feira SUStentável a partir do dia 24 de junho

Por CenárioMT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) retoma as atividades da Feira SUStentável a partir desta quinta-feira (24.06). O evento acontece todas as quintas-feiras, das 8h às 13h, no espaço de convivência da SES – conhecida como “pracinha” –, localizado em frente ao prédio da Secretaria, no Centro Político Administrativo.

O retorno da Feira celebrará o terceiro aniversário do projeto.

O projeto é desenvolvido pela Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição (ETAN) da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Superintendência de Atenção à Saúde de Mato Grosso.

A coordenação da Feira SUStentável segue os protocolos de biossegurança, com número reduzido de expositores, disponibilização de álcool em gel em todas as mesas, uso permanente de máscaras e sem experimentações no local.

A Feira SUStentável, que teve início em 2017, é voltada para os servidores da SES, mas também é aberta ao público externo. O nutricionista e idealizador do projeto, Rodrigo César de Oliveira Carvalho, destaca que “o objetivo da atividade é proporcionar aos servidores e visitantes um espaço permanente de aquisição e consumo de alimentos saudáveis”.

A nutricionista e coordenadora técnica da Feira SUStentável, Jane Kátia Vivas Taveira, também ressalta que “a Feira é realizada com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, fomentando o consumo consciente de produtos in natura ou minimamente processados, diminuindo o consumo de alimentos ultraprocessados”.

Para a realização do evento, a SES também conta com a participação de produtores da agricultura familiar, de expositores de produtos artesanais e sustentáveis.

Parcerias

A Feira SUStentável conta com a parceria de pequenos produtores que integram a Associação de Agricultores Familiar da Mineira, da Dile Confeitaria Vegana, do Bom Momento Cappuccino Artesanal, da Quitandas da Vó Rita, da Cuiabrasa Linguiças Artesanais, da Natufruts e da Florescer Vegana.

Devido ao sucesso da Feira SUStentável, a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde trabalha no Projeto “Cultivando a Comunidade – Hortas Urbana”. A iniciativa terá como proposta o incentivo à organização de hortas urbanas nos municípios de Mato Grosso, onde serão reaplicadas tecnologias sociais selecionadas e de baixo custo, que envolvem compostagem, adubação verde, canteiros com garrafas pet, caldas para controle de insetos e doenças, coleta de água da chuva e manejo com plantas medicinais.

O projeto aponta para ações que tornem as cidades mais sustentáveis. Entende-se a horta urbana como uma tecnologia social que se utiliza de outras tantas tecnologias sociais para transformar espaços comuns.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021