27.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 26 fevereiro, 2021
Início MATO GROSSO Serviço de Operações Especializadas recebe doação de drone apreendido em unidade penal

Serviço de Operações Especializadas recebe doação de drone apreendido em unidade penal

Penitenciária da Mata Grande já doou aproximadamente 30 drones para as forças de segurança de Mato Grosso
Por CenárioMT

Um drone, oriundo de apreensão feita na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), foi entregue para o Serviço de Operações Especializadas (SOE), na manhã desta segunda-feira (15.02). O equipamento havia sido doado pela unidade penal para a Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que, por meio do secretário adjunto, Jean Gonçalves, foi destinado à unidade especializada.

O veículo aéreo não tripulado vai auxiliar as ações realizadas pela equipe de operações especiais no âmbito penal. Para o Gerente do SOE, Edson Cassimiro da Silva filho, será um reforço importante para as ações de segurança no estado.

“Este equipamento é de grande valia, pois auxiliará nas buscas e recapturas de foragidos em terrenos de difícil acesso, e também nas operações integradas com as demais forças de segurança”, explicou.

Levando em conta o atual cenário, em que as visitas presenciais estão suspensas nas unidades prisionais de Mato Grosso, e das dificuldades de fraudar a segurança, a única maneira encontrada pelos criminosos para tentar arremessar materiais ilícitos é a utilização dos drones. O controle é feito de forma remota e o aparelho é apto também para fazer fotos e vídeos.

Diante dessa realidade, inúmeras ações preventivas para coibir a entrada dos materiais ilícitos já foram realizadas, tais como: instalação de telas, cerca no perímetro externo da unidade e alambrados em toda a unidade penal. Ainda é feita a vigilância ostensiva pelos policiais penais nas torres e realizadas rondas diurnas e noturnas.

Todas essas ações têm resultado em apreensões de grandes quantidades de drones, substâncias ilícitas e aparelhos celulares acoplados aos equipamentos. Além disso, auxiliam na prisão em flagrante dos suspeitos que estão em campana pilotando esses objetos.

“Esta é mais uma ação que reforça a parceria e integração entre as instituições. Nos últimos dois anos, a Penitenciária da Mata Grande já doou aproximadamente 30 drones para as forças de segurança de Mato Grosso”, ressaltou o diretor da unidade penal de Rondonópolis, Ailton Ferreira.

(Sob supervisão da jornalista Nara Assis)



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Lucas: Secretário diz que planejar ações em meio a pandemia covid-19 é um desafio
fevereiro 26, 2021
SUPOSTA TRAIÇÃO
Lucas: Enciumado, homem quebra o celular ao ver fotos nuas da companheira
fevereiro 26, 2021