Mato Grosso alcançou um feito inédito com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), que conquistou o primeiro lugar na categoria “Administração Pública Estadual e Distrital” durante o 3º Reconhecimento Nacional de Excelência na Governança e na Gestão Pública.
A premiação foi realizada na abertura do X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, encerrado nesta quinta-feira (5), em Brasília. A Seplag-MT foi o primeiro órgão público brasileiro a atingir 100% dos critérios avaliados pelo Instrumento de Melhoria da Governança e Gestão (IMGG) – 100 Pontos.
Representaram a secretaria no evento a adjunta de Administração Sistêmica, Eliane de Albuquerque; a chefe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), Cristiane Sanches; a superintendente administrativa Karina Vicenzi; e o gestor governamental Umbelino Neves. Cristiane também apresentou a secretaria como case de aplicação do modelo GestaoPublicaGov.br.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou que o resultado comprova o compromisso da secretaria com gestão eficaz, inovação e transparência. “A Seplag conquistou a pontuação máxima no IMGG 100 Pontos, avaliando critérios como planejamento, gestão e transparência nos anos de 2022 e 2023. É a primeira vez que um órgão vence com 100% de aproveitamento”, ressaltou.
O reconhecimento é voltado a órgãos que se destacaram na aplicação do modelo GestaoPublicaGov.br, com base em sete critérios: governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual, processos e valor público. Os seis primeiros refletem a qualidade das práticas gerenciais, enquanto o último mede os resultados por indicadores.
O evento começou na terça-feira (3) e foi encerrado com a apresentação da Seplag-MT como case de sucesso nacional em gestão pública.