Sema reforça fiscalização no período de piracema no Mato Grosso

Operação com apoio da Polícia Ambiental intensifica combate à pesca ilegal na região do Rio Cuiabá

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso

Sema reforça fiscalização no período de piracema no Mato Grosso
Sema reforça fiscalização no período de piracema no Mato Grosso - Karla Silva Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) deu início a mais uma fase da Operação Piracema com ações de fiscalização no Rio Cuiabá. A operação conta com o apoio do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental e reforça o combate à pesca predatória.

Os trabalhos incluem patrulhamento fluvial entre Passagem da Conceição, em Várzea Grande, e Santo Antônio de Leverger. Desde outubro, mais de 2.500 veículos e 623 embarcações foram vistoriados. Durante as operações, foram apreendidos mais de 200 quilos de tarrafas, 69 redes e 49 tarrafas de pescado. As multas aplicadas somaram mais de R$ 16 mil.

Segundo o superintendente da Fiscalização de Fauna da Sema, Alan Silveira, “as nossas equipes estão em campo fazendo o trabalho tanto preventivo como as apreensões quando se deparam com os ilícitos. Fazemos de imediato a apreensão do material de pesca e da embarcação e, se o autor for identificado, será penalizado civil e administrativamente”.

Durante o período da piracema, é permitida somente a pesca de subsistência desembarcada, realizada artesanalmente para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. A proibição abrange os rios das bacias do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, com o objetivo de proteger o período reprodutivo das espécies.

Importância da piracema no Mato Grosso

Piracema é o fenômeno em que peixes migram rio acima para se reproduzir. Essa migração ocorre em locais onde as características da água favorecem a fecundação e sobrevivência das larvas. O respeito à proibição de pesca nesse período é essencial para preservar as espécies e manter os estoques pesqueiros.

Denúncia de crimes ambientais

Crimes ambientais, como a pesca ilegal, podem ser denunciados à Ouvidoria da Sema pelos números 3613-7398 e 98153-0255, por email no endereço ouvidoria@sema.mt.gov.br, ou pelos aplicativos MT Cidadão e Fale Cidadão. A Polícia Militar também recebe denúncias pelo número 190.

Imagem ilustrativa de fiscalização no período da piracema.

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso

Seja bem-vindo(a) ao meu mundo astral, esportivo e de sorte! Aqui, você encontrará uma combinação única de previsões astrológicas, informações sobre futebol e dicas para as loterias. Meu nome é Fernando, e sou apaixonado(a) por desvendar os mistérios do cosmos, acompanhar as emoções do esporte e ajudar as pessoas a acreditarem na sua sorte. Fb: https://www.facebook.com/fernando.cavalcantedesouza.94/