15.8 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 10 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOSefaz participa de evento voltado para o comércio ambulante de Sinop

Sefaz participa de evento voltado para o comércio ambulante de Sinop

Objetivo foi orientar os comerciantes sobre a regularização do setor
Texto por CenárioMT

A Secretaria de Fazenda, por meio da Gerência Regional Norte de Atendimento ao Contribuinte (GNAC), participou na sexta-feira (10.06) do evento “Ambulante Legal”, no município do Sinop. Realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara de Vereadores, entidades do comércio, Ministério Público e Sefaz, o encontro reuniu os comerciantes ambulantes para discutir a regularização do setor.

A iniciativa chamada de “Ambulante Legal” surgiu para que todos os comerciantes que ainda não se regularizaram, recebessem treinamentos e tirar dúvidas sobre os processos necessários. Para o pleno funcionamento, é preciso que os proprietários retirem alvarás de funcionamento, liberação da Vigilância Sanitária e não desenvolvam as atividades em locais não autorizados pelo município, como praças e terrenos públicos.

Durante o evento foi realizado um mutirão com palestras e mesas de orientação. De acordo com o gerente Regional Norte de Atendimento ao Contribuinte, José Carlos Vieira, a palestra da Sefaz abordou a necessidade da inscrição estadual para a emissão dos documentos fiscais. “Foi um evento de conscientização e fizemos uma palestra técnica, passando as instruções sobre como eles devem proceder para se cadastrarem, fazer a inscrição estadual, para emitir os documentos fiscais, para que estejam na regularidade”.

A secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Adriana Casturino, apresentou aos presentes, a necessidade que todos se regularizem, em atendimento a legislação, assim como recomendações do Ministério Público. “O MP vem cobrando providencias do município pelo menos desde 2016, nas gestões anteriores, o que provocou a criação da lei em 2018. O objetivo não é impedir o trabalho, mas sim que todos estejam regularizados com alvará de funcionamento e liberação da Vigilância Sanitária, para oferecer segurança à população no comércio de alimentos, principalmente”, pontuou.

Representando o prefeito Roberto Dorner, a secretária de Governo, Faira Strapazzon, participou do evento e afirmou que o tema vem sendo debatido há bastante tempo, para que possam encontrar as melhores alternativas. “A gente tem uma enorme abertura e participação dos envolvidos. Hoje aqui temos participação de todas as secretarias buscando ativamente alternativas pra esse momento de transição. Sabemos que é difícil empreender, por isso a importância desse diálogo e oferecer aos contribuintes o melhor suporte jurídico e de todas as secretarias. Como em toda sociedade organizada, precisamos buscar esse espaço coletivo, seguindo normas e obtendo resultados”, destacou.

Após os debates e atendimentos com as equipes do tira-dúvidas, os comerciantes terão prazo até o fim desse mês para se regularizarem. No começo desse mês, uma reunião foi realizada com todos os envolvidos, além de representantes da Câmara de Vereadores e entidades, para debater sobre o assunto, reforçar o prazo para regularização e ouvir as necessidades dos ambulantes sobre o tema.

(Com informações da Assecom – Prefeitura de Sinop)

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde
agosto 09, 2022
Semana do Bebê
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
agosto 09, 2022