28.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 21 junho, 2021
InícioMATO GROSSOSecretaria solicita que sorrissenses que aguardam a segunda dose da Coronavac entrem...

Secretaria solicita que sorrissenses que aguardam a segunda dose da Coronavac entrem em contato pelo 150

Por CENÁRIOMT

“Solicitamos que todos os sorrisenses que estão com a segunda dose do imunizante da Coronavac atrasada liguem na Central 150 para agendamento imediato”. O pedido é do secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. Conforme o gestor da pasta, muitas pessoas com o esquema vacinal aberto, isto é, que receberam apenas a primeira dose não estão atendendo o telefone para confirmar data, local e horário da segunda dose. “Há também quem reside na área rural e estamos com dificuldades para entrar em contato; por isso, solicitamos a todos que ainda não tenham recebido a comunicação do reagendamento que entrem em contato com o 150”, detalha. Para hoje, a previsão da Secretaria é aplicar 300 doses para completar o esquema vicinal.

A aplicação das segundas doses sofreu atraso desde que o Instituto Butantan ficou sem o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação do imunizante. “Conforme vínhamos recebendo as doses – que estavam sendo enviadas aos poucos; estávamos chamando quem estava com mais tempo de atraso para a aplicação”, explica. Ontem (17), a equipe da Secretaria completou o esquema vacinal de 150 integrantes das forças de segurança e salvamento que ainda estavam com a segunda dose em aberto.

Hoje, além da aplicação da segunda dose da Coronavac, as equipes também aplicarão primeiras doses do imunizante AstraZeneca em pacientes com comorbidades, portadores de deficiência permanente e assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada. A imunização destes grupos será por agendamento e as confirmações de horário e local já foram realizadas ontem.

Doses recebidas e aplicadas

Até o momento o Município recebeu 18.067 doses de imunizantes. Desse total, 14.109 doses já foram aplicadas, o que equivale a 78,1% do total geral recebido; 9.561 sorrisenses receberam a primeira “picadinha de esperança” e 4.548 já foram imunizados com a segunda picada também.

O secretário aproveita para lembrar a todos os sorrisenses que independente de quantas doses já receberam, os cuidados preventivos devem ser mantidos. “São aqueles cuidados básicos e não farmacológicos como o uso da máscara, a higienização constante das mãos com água e sabão ou com álcool 70º e o distanciamento social”, detalha.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

vacinação contra a Covid-19
Lucas do Rio Verde encerrará dia 30 o pré-cadastro de pessoas com comorbidades na vacinação contra a Covid-19
junho 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas Forte de Novo tem 34 propostas aprovadas pelas instituições financeiras
junho 21, 2021