Secretaria intensifica operações e apreende milhares de celulares

A Secretaria de Justiça estadual realizou mais de 400 operações no semestre, removendo celulares e outros ilícitos das unidades prisionais.

Fonte: CenárioMT

Secretaria intensifica operações e apreende milhares de celulares
Secretaria intensifica operações e apreende milhares de celulares - Foto: SEJUS

Mato Grosso registrou a apreensão de 2.387 celulares em 41 unidades prisionais durante o primeiro semestre deste ano. Foram realizadas 405 operações de revista, e em 16 unidades não houve apreensões, enquanto outras sete registraram apenas um aparelho cada.

As operações fazem parte do Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, iniciado em novembro, com foco em reduzir índices criminais e reforçar a segurança no sistema penitenciário. Segundo a Secretaria de Justiça, também foram retirados 907 chips, 4.805 porções de entorpecentes, 27 drones, 1.072 carregadores e 248 armas artesanais das unidades.

Entre janeiro e junho, oito advogados foram flagrados tentando entrar com materiais ilícitos ou procurações falsas. Em um dos casos, o escâner corporal detectou dezenas de cigarros escondidos sob o forro do paletó de um advogado. Em outro, uma porção de maconha foi encontrada dentro de uma caneta. Todas as situações foram comunicadas à Ordem dos Advogados do Brasil.

As medidas de segurança resultaram também em uma redução de 62,85% nas fugas em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 35 para 13 casos. Além disso, comparando a primeira e a última operação simultânea no semestre, a quantidade de celulares apreendidos caiu 81,5%, evidenciando o impacto das ações coordenadas no sistema prisional.