32.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Secretaria de Saúde dá inicio às ações da Campanha Outubro Rosa contra...

Secretaria de Saúde dá inicio às ações da Campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama

Orientações, testes rápidos e exames estão sendo agendados nos PSFs
Por Cenário MT

Shutterstock

Visando a orientação e o cuidado com a saúde da mulher, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde e parceiros, deu início nesta quinta-feira (01) às ações da Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês serão realizadas atividades nas unidades da prefeitura.


-Continua depois da publicidade ©-

O objetivo é estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero, com a proposta de diagnosticar precocemente o câncer nessas áreas do corpo, aumentando as chances de eficácia do tratamento.

Nos PSFs serão feitas orientações em sala de espera, testes rápidos e exames agendados, com a proposta de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. No Paço Municipal, em parceria, as secretarias de Administração e Saúde promoverão ações de orientação e envolvimento com todas as mulheres servidoras.

Conforme a médica Drª Daniela Knob, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres e o câncer de colo uterino é a quinta, e, apesar da influência do fator genético, muitos casos das doenças têm sido observados de forma isolada, sem histórico familiar.

“O número de óbitos destas doenças é muito grande se pensarmos que são doenças que podem ser prevenidas, por isso é importante o diagnóstico precoce, seja fazendo mensalmente o autoexame das mamas em casa mesmo ou em consultório e o preventivo pelo menos uma vez ao ano. Os exames estão disponíveis o ano todo na rede municipal, e o Outubro Rosa vem realmente pra lembrar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. Além disso, a orientação é cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, não fumar, entre outros cuidados que podem ser tomados para evitar doenças”, destacou Daniela.

Para reforçar sobre a campanha, ao longo deste mês, monumentos e pontos turísticos da cidade ficarão iluminados por luzes rosas. No Paço Municipal, as secretarias e departamentos foram decorados para lembrar servidores e visitantes sobre a importância deste mês, especialmente para a saúde da mulher.

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.



- Publicidade -

Últimas

Projeto prevê regras para divisão do Fundo Nacional da Cultura entre estados e municípios

O Projeto de Lei 4784/20 determina que os recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) serão executados de forma descentralizada no País, através de...

Câmara pode votar na terça-feira MP que facilita empréstimos a empresas na pandemia

A Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (27) a Medida Provisória 992/20, que cria um incentivo contábil para estimular bancos a emprestarem dinheiro...

Proposta prevê a devolução para pessoas pobres de parte dos tributos sobre consumo

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código Tributário Nacional e considera de baixa renda o contribuinte cuja renda familiar per...

Médicos reafirmam importância do diagnóstico precoce do câncer de mama mesmo durante a pandemia

Luci Ishii: mais de 60% dos casos confirmados pelo SUS na pandemia foram descobertos já em estágio avançado Segundo a oncologista, o medo de contrair...