29.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 11 abril, 2021
InícioMATO GROSSOSecretaria de Saúde alerta para surto de malária em Mato Grosso

Secretaria de Saúde alerta para surto de malária em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, emitiu alerta aos municípios para o aumento de casos de malária em áreas de garimpo. A malária é uma doença de notificação obrigatória ao Estado, que é diagnosticada e tratada inicialmente pela atenção primária dos municípios.

Um comparativo entre o período de janeiro a fevereiro de 2020 (234 casos) e de janeiro a 18 de fevereiro de 2021 (717 casos) aponta o aumento de 306% de casos da doença. De acordo com os dados oficiais, em 2021, houve o registro de um óbito pelo município de Várzea Grande, porém a origem da provável infecção se deu no município de Pontes e Lacerda.

“Alertamos os profissionais de saúde para redobrarem a atenção no diagnóstico e tratamento da malária, dando atenção aos casos suspeitos oriundos de áreas de garimpo e na probabilidade de uma coinfecção com a Covid-19”, destaca a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra de Moraes.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Os sintomas são: febre, calafrios, cefaleia, sudorese, mialgia, náuseas e vômitos.

Os sinais de malária grave e complicada são: temperatura de 41 graus, convulsão, vômitos repetidos, dispneia, anemia intensa, hemorragias e alterações de consciência. O diagnóstico precoce e o tratamento correto evitam o agravamento do quadro de saúde e o óbito pela doença.

Os medicamentos utilizados para o tratamento da doença são fornecidos aos 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS) da SES, que realizam a distribuição aos municípios de abrangência territorial.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Com gol no fim, Cuiabá vence o Luverdense na Arena Pantanal
abril 11, 2021
COVID 19
Lucas: Saúde confirma mais um óbito por Covid-19 e total de mortes chega a 109
abril 10, 2021