Seciteci apoia primeiro encontro virtual de startup’s do Centro-Oeste

O evento totalmente online será realizado entre os dias 29 de junho e 01 de julho, às 18h (horário de MT) e 19h (horário de Brasília)

0

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do Parque Tecnológico Mato Grosso, apoiará o evento “Startup On”, primeiro encontro de startup’s do Centro-Oeste totalmente online, que será realizado entre os dias 29 de junho e 01 de julho. A abertura ocorrerá às 18h (horário de MT) e 19h (horário de Brasília).

Organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o evento foi adaptado à versão online, devido à necessidade de distanciamento social causada pela pandemia da Covid-19. Foram reunidos organizadores de todos os Estados da região para proporcionar conteúdo, mentorias e networking aos participantes.


-Continua depois da publicidade ©-

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o encontro abordará temas relacionados à logística, agronegócio e governo digital. “Como maior produtor de grãos e bovino do país, Mato Grosso se destaca e necessita estar presente nessas discussões. É uma excelente oportunidade para quem deseja empreender e se informar a respeito das ações de tecnologia nessas áreas na região Centro-Oeste”, disse ele, que participará da abertura do evento.

O painel de abertura terá como tema “A inovação como solução para os desafios da logística de um país continental”, quando será tratado questões como a construção de linhas ferroviárias estratégicas, a exemplo da Fico (Ferrovia de Integração do Centro Oeste), que ligará Mato Grosso, a partir do município de Lucas do Rio Verde até o estado de Goiás.

Para Jefferson Daltro, membro do Parque Tecnológico Mato Grosso, o evento é oportuno para as comunidades de startups do Estado e instituições de Tecnologia interagirem com players que estão enfrentando o maior gargalo para o desenvolvimento regional do Centro-Oeste. “A ideia é que possam entender como funciona a logística de transporte intermodal de cargas, as necessidades e demandas, para então oferecerem soluções tecnológicas que tornem as operações e gestão mais eficientes”.

O evento contará com a participação de profissionais renomados dos setores. Ao todo, serão mais de 30 palestrantes que vão promover debates relacionados aos assuntos centrais, abordando os próximos passos que devem ser dados nas áreas, além de apresentarem soluções regionais para cada tema.

Segundo a coordenadora geral do Startup On e membro da Abstartups, Isadora Azzalin, a região Centro-Oeste foi escolhida para sediar esse evento inovador porque os profissionais e as startups integram um ecossistema de inovação e tecnologia bastante diversificado, além de ser uma das regiões mais dinâmicas do país.

“Expandimos nossos horizontes e decidimos fazer um evento com toda a riqueza e diversidade dessa região. Futuramente, vamos fazer o StartupOn nacional também no formato on-line”, afirma.

De acordo com a Abstartups, 20% das startups do Centro-oeste ficam em Mato Grosso e o foco é o agronegócio. Os resultados foram obtidos por meio do 2º mapeamento de startups feito por região Centro-Oeste. A pesquisa indicou o número de comunidades de startups na região e as cidades com o maior número de startups. Das 46 cidades onde foram identificadas startups, 15 são de Mato Grosso.

O estudo, feito entre os meses de julho e agosto de 2019, apresenta dados interessantes em relação ao perfil das startups locais, como porte, número de colaboradores, perfil dos fundadores e setor de atuação, além de informações das comunidades de várias cidades, como Cuiabá, Brasília e Goiânia. O levantamento aponta que existem, atualmente, 562 startups em funcionamento na região.

Mentorias

Em todos os dias do evento, haverá um espaço de 2h para mentorias, que darão suporte e atendimento às necessidades das startups.  Ao todo, serão mais de 40 mentores ofertando cerca de 70h de mentorias com diversos especialistas e investidores.

Servidores da Seciteci também vão atuar nas mentorias durante o evento. São eles: Lectícia Figueiredo, superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação; Rogério Nunes e Jefferson Daltro, coordenador e membro, respectivamente, do Parque Tecnológico; e Carolis Vaez, a agente de inovação.

A prioridade inicial das vagas é para startups da região Centro-oeste, mas todos os interessados devem fazer o pré-cadastro no ingresso exclusivo na Sympla. Serão slots de 30 minutos de mentorias nos três dias de evento.

Para participar do evento

O conteúdo empreendedor estará disponível para todos gratuitamente. Os interessados de qualquer região do Brasil que desejam se conectar com o Centro-Oeste e conhecer as comunidades podem fazer a inscrição no site do evento. AQUI

 

 

Leia também: Resultado das loterias de hoje (18/09/2020)


Amazonia 03 de Junho