24.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 27 fevereiro, 2021
Início MATO GROSSO Seciteci abre inscrições para cursos em parceria com Senai

Seciteci abre inscrições para cursos em parceria com Senai

Neste primeiro momento serão disponibilizadas 80 vagas para quatro cursos técnicos de Comandos Elétricos, Salgadeiro, Torneiro e Aplicador de Revestimentos em duas Escolas Técnicas Estaduais (ETE), de Rondonópolis e Poxoréo
Por CenárioMT

Na tarde desta quarta-feira (17) a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre as inscrições para as primeiras turmas do programa Qualifica Seciteci, para jovens da região Sul do Estado, em situação de vulnerabilidade e atingidos pela Covid-19.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi contratado para ofertar ao todo, 14 cursos que não fazem parte do portfólio da Seciteci. O período de inscrições será de 17 de fevereiro até 3 de março. As inscrições estão disponíveis no site da Seciteci e do Senai.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, esclarece que para dar início ao programa, a pasta conta com a expertise do Senai, mas prevê ampliações das ações.

“A ideia é capacitar e qualificar mais pessoas para dar continuidade ao desenvolvimento do Estado. Nesta primeira etapa, contemplaremos pelo menos seis municípios da região Sul, mas em breve faremos a ampliação do projeto para outras regiões, por meio de novas parcerias e apoios, para realmente transformar mais e mais vidas”, reforçou o gestor.

Cursos

Neste primeiro momento serão disponibilizadas 80 vagas para quatro cursos técnicos de Comandos Elétricos, Torneiro, Aplicador de Revestimentos e Salgadeiro em duas Escolas Técnicas Estaduais (ETE), de Rondonópolis e Poxoréo. As ofertas de turmas e inscrições serão disponibilizadas em etapas e divulgadas no site da Seciteci e do Senai.

Ao todo serão 500 vagas para 25 turmas, que farão cursos de formação inicial e continuada, com duração de 160 horas, nas áreas de construção civil, metalomecânica, têxtil, alimentos e energia, entre eles, padeiro, salgadeiro, operador de empilhadeira, mecânico de manutenção industrial, eletricista instalador predial, torneiro mecânico, auxiliar de manutenção eletrônica entre outros.

“O nosso propósito é transformar vidas, para a competitividade da indústria, então esses cursos estão pautados no desenvolvimento local. A ideia é exercitar nossa missão, por meio da oferta da educação profissional, da tecnologia, inovação, para fomentar o desenvolvimento dos municípios”, disse Lelia Brun, diretora regional do Senai Mato Grosso.

Segundo a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, a ideia é fomentar a capacitação para proporcionar a inserção da pessoa de forma digna ao mercado de trabalho, além de contribuir com a geração de emprego e renda.

“Com a pandemia muitas regiões tiveram sua economia afetada pelo desemprego. E o mercado de trabalho por sua vez, está cada vez mais exigente, buscando profissionais mais capacitados, dessa forma o acesso ao mercado de trabalho ficou ainda mais restrito, portanto ser qualificado é um diferencial”, falou.

 

 

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Entre Nova Mutum e Campo Novo do Parecis
Motorista de Lucas do Rio Verde morre em trágico acidente entre carretas na MT-249
fevereiro 27, 2021
DOIS DETIDOS
Ação policial detém 2 suspeitos por roubo a residência em Lucas do Rio Verde
fevereiro 26, 2021