Rondonópolis tem ações educativas e mobilização na Semana Nacional de Combate ao Aedes

Fonte: Assessoria.

4421820b2aeaf7e637fb1ea4eaa4cdd3

Com o aumento das chuvas, o ambiente fica ideal para a proliferação dos mosquitos, inclusive o transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya: Aedes aegypti. Para intensificar o combater do mosquito e prevenir a transmissão das doenças, a prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que ocorre de 26 a 30 de novembro.

O biólogo José Marcio Silva, Gerente de Núcleo de Vigilância Ambiental, conta que a secretaria Municipal da Saúde ao longo desta semana está intensificando as ações voltadas para eliminação dos criadouros e orientações às pessoas sobre atitudes simples, mas eficazes, para contribuição no combate à proliferação do Aedes aegypti.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos trabalhando esta semana as nossas ações em todas regiões da cidade para combater os criadouros do mosquito e, também, para conscientizar as pessoas sobre como evitar o mosquito. Os males que causa todos já conhecem, mas não são todos que conhecem e praticam as maneiras de evitá-lo. Vale destacar que realizamos ações como essa periodicamente, lembrou José Marcio.

José Marcio revelou que para a próxima sexta-feira (30), no encerramento da Semana Nacional, será realizado o “Dia D”, com uma grande mobilização na Escola Estadual Stela Maris Valeriano da Silva, no bairro Edelmina Querubim. Para o dia, estão sendo preparadas atividades pedagógicas que prometem envolver alunos, professores e a comunidade do entorno em momentos de aprendizado e conscientização sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.

As ações no Dia D contarão com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Polícia Militar Ambiental (PMA). Além do Edelmina Querubim, outros bairros da região, como o Serra Dourada, Jardim São Bento, Carlos Bezerra, serão contemplados com ações do “Dia D”.

Segundo Silva, esta região da cidade foi escolhida para receber as ações do Dia D por ter o maior índice de infestação do mosquito em Rondonópolis. “Em paralelo as atividades educativas na escola, equipes vão realizar um verdadeiro mutirão, orientando a população em visitas domiciliares sobre a importância de eliminar todos os focos de larva do mosquito”.

Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAA) de novembro apontou os bairros com índice 3,8%. “Um índice considerado de alto risco para possibilidade de infestação da dengue”, comentou José Marcio, acrescentando que o mesmo LIRAA apontou Rondonópolis com o índice médio de 2,4%, o que é avaliado como sendo de risco médio.

Realizado a cada dois meses, o LIRAA consiste na pesquisa dos domicílios com a coleta de larvas do mosquito transmissor da dengue. Ele consiste na pesquisa dos domicílios com a coleta de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Combate diário

José Marcio destacou, ainda, que o combate ao Aedes aegypti acontece todos os dias ao longo do ano. Equipes monitoram e tratam todos os locais que costumam acumular água na cidade, aplicando larvicidas biológicos em criadouros naturais ou por meio de visitas domiciliares.

“Nossas equipes trabalham o ano todo, visitando as casas, fiscalizando e falando de prevenção, mas este trabalho é ainda mais necessário agora, antes do verão, por causa do período de chuva, associado ao calor, é a época de maior proliferação do mosquito”, ressaltou o Gerente de Núcleo de Vigilância Ambiental.

[Continua depois da Publicidade]

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.