26.2 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTRedeSim atende 42% dos municípios mato-grossenses

RedeSim atende 42% dos municípios mato-grossenses

Vinte prefeituras do Estado estão em trâmite processual para adesão à plataforma
Por CenárioMT

Cinquenta e oito municípios mato-grossenses estão utilizando a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), cerca de 42% das 141 cidades do Estado. A adesão é feita por meio de assinatura de convênio com a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).

O sistema integra o processo de registro e legalização de pessoas jurídicas, evitando com isso a duplicidade processual, dando agilidade ao trâmite da documentação exigida e evitando o retrabalho na hora de abrir um empreendimento.

Outras, 20 prefeituras estão em trâmite processual para adesão à plataforma, sendo que 10 delas estão na fase de capacitação e parametrização para entrarem em operação nos próximos dias. E as demais, na fase de envio de documentos para formalizar o termo de cooperação.

De acordo com o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim, os municípios aderidos representam mais de 90% do volume de processos de registros mercantis do Estado. “Apesar do número de municípios parecer pequeno em comparação à totalidade, eles concentram a maioria das empresas e processos integrados referentes à constituição empresarial (abertura), alteração, transformação e extinção”, explica.

Expansão que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, acredita ser fundamental para a alavancagem dos novos negócios no Estado.

“Quando o município adere à RedeSim ele facilita a vida do empresário local porque a plataforma simplifica procedimentos e reduz a burocracia ao mínimo necessário nas esferas municipal, estadual e federal”, pontua Miranda.

Brasil

Os serviços do portal estão disponíveis em mais de 3.000 municípios brasileiros, de acordo com a Receita Federal. O protocolo abrange 85% das pessoas jurídicas ativas no Brasil.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,349FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Lucas: Vereadores e profissionais da educação discutem mudanças na escolha de gestão escolar
setembro 27, 2021
chegada dos trilhos em Lucas
Lucas do Rio Verde poderá se tornar grande centro tecnológico, afirma Marino Franz
setembro 27, 2021
Confira programação!
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 27, 2021
Câmara de Lucas do Rio Verde aprova cessão estrutura de comunidade rural para empresa que constrói usina hidrelétrica
setembro 27, 2021