Rede Sinova vence prêmio nacional com destaque em inovação pública

Sete práticas públicas de órgãos estaduais foram premiadas no 5º Prêmio Conexão Inova, consolidando o protagonismo da Rede Sinova.

Fonte: CenárioMT

Rede Sinova vence prêmio nacional com destaque em inovação pública
Rede Sinova vence prêmio nacional com destaque em inovação pública - Foto: Divulgação

Mato Grosso conquistou reconhecimento nacional no 5º Prêmio Conexão Inova, realizado em Belo Horizonte, com sete práticas públicas premiadas entre nove selecionadas. A cerimônia marcou o encerramento do evento “Convergência 2025”, um dos mais relevantes no cenário da inovação pública brasileira.

Os projetos premiados envolvem a atuação de órgãos como as secretarias estaduais de Planejamento e Gestão (Seplag), de Educação (Seduc), de Agricultura Familiar (Seaf), além da Casa Civil, da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT) e do Ministério Público.

A Seplag, por meio da Rede Sinova MT, recebeu o primeiro lugar na categoria Comunidade ou Rede de Inovação no Setor Público, demonstrando o fortalecimento da cultura de inovação entre os servidores estaduais.

O projeto “Otimização dos Custos da Demanda Contratada e Consumo de Energia Elétrica”, da Seplag, venceu na categoria “Ambiental, Social e Governança” na modalidade Votação Popular online, e conquistou o quarto lugar na apresentação presencial.

Outro destaque foi o “Aplicativo Projeto Luz”, do Ministério Público, premiado em primeiro lugar nas modalidades presencial e online da categoria “Políticas Públicas: projetos concluídos”.

A Seduc brilhou com o projeto “Eduinclui”, voltado ao atendimento especializado de estudantes com deficiência, que ficou em quarto lugar na mesma categoria, enquanto o projeto da Seaf sobre ordenhadeiras mecânicas ficou em quinto lugar.

Na categoria “Regulação: projetos concluídos”, a Ager-MT levou o primeiro lugar tanto na votação online quanto na presencial com a prática de fiscalização por drones no setor elétrico.

O projeto “Identifica Pequeno Cidadão”, da Sesp e Politec, também foi premiado com o primeiro lugar na votação online e o segundo na apresentação presencial, dentro da categoria “Serviços Públicos”.

Outras práticas reconhecidas foram o “Mutirão da Conciliação Ambiental” (Sema), o “Portal de Autorregularização do Contribuinte” (Sefaz) e o projeto de segurança veicular da Sesp e Detran.