13.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁRecorde de frio de 2021 foi o mais forte dos últimos 40...

Recorde de frio de 2021 foi o mais forte dos últimos 40 anos em Cuiabá

Por CENÁRIOMT COM INF. REPÓRTERMT

A última vez que o frio de 5.9 graus registrado em Cuiabá na última semana ocorreu foi há 40 anos atrás. A temperatura mínima deste ano foi marcada pelos termômetros cuiabanos na quinta-feira (1º). No dia 20 de julho de 1981 a Capital mato-grossense registrou 6 graus.

De acordo com os dados da série histórica da Estação Meteorológica Convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde 1960, o sétimo mês do ano é o período mais propenso aos recordes de quedas na medição climática.

Considerando os dados, em 1975, os cuiabanos tiveram desafio ainda maior, pois conviveram com a mínima de 3 graus por dois dias (em 18 e 19 de julho); já em 1969, Cuiabá marcou 4.6 graus (em 7 de julho).

O doutor em meteorologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques avalia que a média histórica pode indicar novas frentes frias – ou ‘friagens’ na linguagem popular – nas próximas semanas.

“Hoje não podemos prever se teremos outro frio tão intenso ainda no mês de julho. Entretanto, a frequência de frentes frias que já atuaram aqui este ano, indica que devemos ter mais frentes frias até setembro, uma vez que, historicamente, frentes atuam mais entre maio e setembro”.

Geada no interior de MT

Rondonópolis, Pedra Preta, Jaciara e Poconé foram algumas cidades de Mato Grosso que também sentiram frio de ‘doer os ossos’ nos últimos dias. Há registro de ‘geadas’ em alguns municípios, fenômeno do tempo quando ocorre a formação de camadas de cristais de gelo. Fotos de pastos e lavouras esbranquiçados pelo gelo viralizaram em grupos no WhatsApp e outras redes sociais.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021