Os esforços do Governo de Mato Grosso para promover o turismo têm gerado resultados concretos para os empresários do setor. Investindo em feiras nacionais e internacionais, o Estado tem oferecido aos empreendedores oportunidades de expandir suas operações e fechar novos negócios. Em 2024, a participação em eventos como a WTM Latin America resultou em um aumento significativo no interesse por viagens ao Estado.
Uma das empresárias beneficiadas é a CEO de uma operadora de ecoturismo, que firmou um contrato com uma produtora internacional após a participação no evento. Ela negociou um pacote de cinco dias para a gravação de um material audiovisual sobre a preservação do Pantanal, destacando um dos principais atrativos de Mato Grosso para turistas estrangeiros, especialmente da Europa.
Para a empresária, o apoio governamental foi crucial para o sucesso da negociação. “A presença do Governo fortalece nosso trabalho e nos dá a visibilidade necessária. Sozinha, seria muito mais difícil alcançar esse tipo de resultado”, afirmou. Ela ressaltou, ainda, que em edições anteriores, a falta de estande do Estado em feiras como a WTM dificultava o trabalho de divulgação do Pantanal e outras regiões do Estado, como a Amazônia e o Cerrado.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) tem investido fortemente na participação do Estado em feiras de turismo, com o objetivo de consolidar Mato Grosso como um destino de ecoturismo. De acordo com a Secretária Adjunta de Turismo, o Governo oferece estandes para os empresários do setor, permitindo-lhes aproveitar a visibilidade dos eventos para fechar negócios e fazer conexões. “O turismo só avança quando existe uma colaboração efetiva entre o setor público e o privado”, afirmou.
Além da WTM, a Sedec tem participação confirmada em outros eventos de destaque, como o Avistar Brasil, FIT Pantanal, Salão do Turismo e ABAV Expo. O Estado também marcou presença em feiras internacionais, como a BTL Lisboa e a ITB Berlin, e continuará sua promoção em eventos como a WTM Londres e a Meeting Brasil.
Dados da Secretaria Adjunta de Turismo indicam que, após a participação nessas feiras, os empresários do setor registraram um aumento de 30% a 50% no interesse por viagens a Mato Grosso, tanto de turistas nacionais quanto internacionais. Esse crescimento reflete o sucesso das ações do Governo e a crescente demanda por destinos de ecoturismo no Estado.