24 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 22 outubro, 2021
InícioMATO GROSSOProliferação de caramujos africanos assusta moradores em Mato Grosso

Proliferação de caramujos africanos assusta moradores em Mato Grosso

Por TV Centro América

Os moradores do município de Rondonópolis, localizado a 218 km de Cuiabá, estão desesperados com a quantidade de caramujos-gigante-africanos que estão tomando conta de alguns bairros da cidade.

Acontece que, ainda que a Unidade de Vigilância em Zoonoses afirme que a população de caramujos-gigante-africanos tenha caído 80% na região, essa época de muita chuva favorece a proliferação desses moluscos. Normalmente, eles vivem em locais úmidos e sombrios, se alimentando de qualquer tipo de vegetação.

O caramujo é hermafrodita, ou seja, ele tem a capacidade de se auto reproduzir e cada bicho desse, durante todo seu ciclo de vida, que gira em torno de um ano e meio, pode reproduzir até dois mil ovos.

Há quase dois anos o engenheiro civil Josias de Brito, morador do Bairro Jardim Rondônia, vem sendo atormentado por eles. São tantos que parecem que se multiplicam.

“Eles tentam entrar aqui em casa, atravessam a rua, vão para o outro terreno. Eu e esse minha vizinha da frente sempre temos recolhido, colocado na sacola e mandado embora, mas são muitos”, conta Josias.

Para tentar amenizar o problema, o engenheiro costuma usar uma pá e sai recolhendo esses moluscos que podem transmitir doenças, como a barriga d’agua e a meningite, por exemplo. Por isso, o contato direto com eles não deve ocorrer.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,348FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,067SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde: Empresa realiza campanha para atender famílias carentes: troque alimentos por flores
outubro 22, 2021
HOSPITAL SÃO LUCAS
Finalizado curso para formação de brigada contra incêndio
outubro 22, 2021
PEGO COM ARMA DE BRINQUEDO
Homem é preso após tentar roubar residência com arma de brinquedo em Lucas do Rio Verde
outubro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipes do Programa Viva Lucas participam dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses
outubro 22, 2021