31.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início MATO GROSSO Projetos de Lei beneficiam idosos em Mato Grosso

Projetos de Lei beneficiam idosos em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

O deputado estadual e médico Dr. Gimenez (PV) apresentou cinco projetos de lei em defesa da pessoa idosa, dos quais um deles foi sancionado e agora é a Lei 11.065/2019, que estabelece que os hospitais públicos e privados em Mato Grosso devem comunicar às delegacias todos os casos de violência atendidos.

Conforme o parlamentar, desde o ano passado, a unidade de saúde precisa fazer uma comunicação formal, com preenchimento de questionário onde deverão constar o motivo do atendimento, o diagnóstico, a descrição dos sintomas e das lesões e também os encaminhamentos realizados. “Fiquei muito feliz com a sensibilidade do governo em entender a importância do nosso projeto (PL 165/2019)”.


-Continua depois da publicidade ©-

Neste ano, ele também apresentou o PL 14/2020, que propõe a criação de um “Programa Estadual Permanente para Prevenção de Acidentes Domésticos de Crianças e Idosos”, com o objetivo de reforçar os cuidados no que tange ao uso de medicamentos e a necessidade de prescrição médica, prevenção a quedas e adaptação de equipamentos de uso comum (escadas, elevadores, entrada de acesso, etc).

Outra proposta que pode contribuir muito é o PL 1118/2019, que obriga as empresas de planos de saúde a autorizar, quando o paciente for idoso, todos os exames que exijam análise prévia no prazo máximo de 24 horas, com multa prevista para quem descumprir tal regra. “É uma obrigação da sociedade dar prioridade aos idosos no atendimento, portanto, a nossa lei vem também com o intuito de conscientizar”.

Neste mês, o deputado apresentou o PL 653/2020, que dispõe sobre a criação de uma campanha estadual de combate a golpes financeiros praticados contra idosos. “Desde o início de março, os crimes praticados contra idosos cresceram 60%, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Nosso objetivo é atuar preventivamente e evitar a ação dos criminosos que se aproveitam do perfil vulnerável do idoso”.

Também é de autoria do Dr. Gimenez o PL 908/2019, que buscar implantar melhorias à saúde em Mato Grosso criando um programa de fisioterapia para idosos (fisioterapia geriátrica) em toda a rede pública. “Mais uma vez estaremos atuando na prevenção e fazendo acompanhamento de doenças, o que promove maior qualidade de vida a esses cidadãos que tanto contribuíram com a sociedade”.

Atualmente, mais de 11% da população estadual tem mais de 60 anos. Em números, isso significa aproximadamente 300 mil pessoas. Desse total, cerca 160 mil têm mais de 70 anos. Para o parlamentar, é fundamental que os governos municipal, estadual e federal se planejem para o envelhecimento da população brasileira.

 “Nesta data comemorativa, me sinto satisfeito por estar trabalhando para que o Estatuto do Idoso seja colocado em prática, é um trabalho de formiguinha, mas que precisa ser feito por todos nós”, avalia.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Itália anuncia regras mais rígidas; restaurantes fecham às 18h

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, assinou um novo decreto com medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. Apesar da...

E-mails grosseiros de trabalho podem causar estresse e problemas de sono

Com o aumento de pessoas trabalhando em casa por causa da pandemia, a comunicação remota se tornou essencial para a execução do trabalho. Mas...

Sampaio domina o Cuiabá e dispara 3×0 no Castelão

O Sampaio Corrêa dominou o jogo do início ao fim e venceu o Cuiabá por 3×0, na noite de ontem, sábado, 24, no Estádio...

Espanha declara novo estado de emergência por segunda onda de coronavírus

A Espanha declarou neste domingo (25) um segundo estado de emergência por uma nova onda de infecções pelo coronavírus. A decisão, anunciada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, valerá...