22.6 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 27 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO AL-MT Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil em Mato Grosso

Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), durante a sessão da última terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou o Projeto de Lei n° 902/2020, que institui a Política de Atenção à Oncologia Pediátrica no âmbito do estado de Mato Grosso.

O objetivo, como explicou o parlamentar, é buscar o aumento dos índices de sobrevida, redução da mortalidade, redução do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos.

“Temos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no qual observamos que o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. São crianças e adolescentes que precisam da inteira atenção do poder público”, explicou João Batista.

Conforme aponta o levantamento do Inca, o câncer em idade pediátrica acomete cerca de 8.460 brasileiros. Ao contrário do que acontece com adultos, o câncer em crianças não tem fatores de risco associados reconhecidos, como: tabagismo, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, falta de exercícios físicos ou exageros na dieta.

O parlamentar explicou que seu projeto atende uma necessidade que, no momento, é “desassistida” pelo poder público. “As políticas públicas vigentes têm como essência o modelo de câncer de adultos, que é muito distinto do perfil de doença agressiva e de maior complexidade, característica da maioria dos tumores pediátricos”, disse.

Para João Batista, é necessário adotar medidas educativas para o diagnóstico precoce do câncer infantil, dando assim mais celeridade no início dos tratamentos. “Acredito que, com a criação de uma Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica em Mato Grosso, iremos salvar vidas de milhares de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer infantojuvenil”, finalizou.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Atlético-MG bate o Flamengo pela 14ª rodada do Brasileiro Sub-20

O Atlético-MG recebeu o Flamengo, na noite desta quinta-feira (26), e fez valer o mando de campo para vencer a equipe carioca por 2...

Flamengo e Palmeiras avançam às oitavas da Copa do Brasil Sub-17

Dois jogos encerraram, nesta quinta-feira (26), as disputas da primeira fase da Copa do Brasil Sub-17. Na Gávea, o Flamengo fez valer o mando...

Rodada do Brasileirão Assaí terá bola especial do Novembro Azul

O Novembro Azul vai entrar em campo com o Brasileirão Assaí. Nas partidas realizadas nesta semana, a competição contará com bolas especiais com a...

Série C: Paysandu vence o Botafogo-PB e assume vice-liderança do Grupo A

Abrindo a 17ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, Paysandu e Botafogo-PB se enfrentaram nesta sexta-feira (27), no Mangueirão, com o time da...
Publicidade
x