20.4 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 24 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTProjeto cria programa de atenção à pessoas com fibromialgia em MT

Projeto cria programa de atenção à pessoas com fibromialgia em MT

CenárioMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do Projeto de Lei nº1205/2019, que autoriza a criação em Mato Grosso do Programa Regional de Atenção para Pessoas com Fibromialgia (PRAPF).

A fibromialgia é uma doença silenciosa e não detectável em exames laboratoriais, e muitas vezes é encarada como um transtorno apenas psicológico, mesmo quando as dores constantes geram até depressão no doente.

As causas da fibromialgia ainda não estão claras, mas por definição, é um distúrbio de dor e sensibilidades crônicas e generalizadas. Ela é tipicamente presente em mulheres jovens ou de meia-idade (cerca de 80% dos casos), mas pode afetar qualquer pessoa.

O projeto de lei se dispõe a oferecer serviços para o diagnóstico e tratamento da fibromialgia, ampliar o acesso das pessoas ao SUS (Sistema Único de Saúde). E ainda desenvolver campanhas e publicidades com a finalidade de disseminar o programa e ampliar o acesso ao tratamento das pessoas com fibromialgia, capacitar às equipes de saúde, os familiares e toda a rede de convivência da pessoa com fibromialgia, através de atividades de educação permanente.

Protocolado no dia 13 de novembro, o projeto de lei ainda será apreciado pelas comissões do Legislativo, antes de ser encaminhado para votação.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SEMILIBERDADE!
Funcionamento da Casa Semiliberdade é discutido entre vereadores e membros de comissão
maio 24, 2022
MOTOCIATA
Vereador desafia Bolsonaro a participar de motociata pela BR 163, entre Nova Mutum e Sinop
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Troca de cartões Ser Família Emergencial será na Secretaria de Assistência Social
maio 23, 2022
Mato Grosso
Homem é preso com 17 kg de drogas em Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022