Programa Nos Trilhos de Mato Grosso inicia cursos de capacitação gratuita para trabalhadores que podem atuar nas obras da Ferrovia Estadual

Fonte: Assessoria

WhatsApp Image 2024 06 24 at 15.38.40
Foto: Divulgação

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), inicia nessa segunda-feira (01.07) os cursos de capacitação para trabalhadores que podem atuar nas obras da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo, que está sendo construída pela Rumo Logística com recursos 100% privados. De acordo com o cronograma de julho estão disponíveis cursos para ter formações: operador de caminhão/basculante, operador de escavadeira/mini escavadeira e para pedreiro.

A iniciativa faz parte do programa ‘Nos Trilhos de Mato Grosso’ que, junto com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), tem como objetivo ofertar recrutar, selecionar e capacitar gratuitamente pessoas para trabalhar nas empreiteiras responsáveis pela ferrovia. No total, a ação vai beneficiar mais de 5 mil trabalhadores envolvidos em toda a obra.

Nessas três formações serão ofertados o curso de ‘Iniciação em Sistemas Ferroviários’ tratando ainda sobre saúde, segurança e meio ambiente, com carga horaria de 20 horas, que terá início no dia 01 de julho. Serão 164 horas de curso para operador de basculante; 184 horas práticas para operador de escavadeira e 220 de carga horaria para construtor de alvenaria.

Também para essas capacitações, os alunos contarão com curso sobre NR18, que destaca condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil; e NR12, que trata sobre segurança na operação de máquinas e equipamentos – com exceção para a formação de pedreiro.

Em parceria com o Senai, nessa fase, o programa vai ofertar o total de 280 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Serão realizadas 14 turmas presenciais, sendo sete na unidade Senai de Rondonópolis e sete em Jaciara. Ainda serão ofertados cursos para armador de estruturas pesadas, operador de caminhão basculante, pipa e guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.

Outra frente de trabalho será realizada pelo IEL MT que disponibilizará um banco de talentos exclusivo para ser acessado pela Rumo e pelas empresas que fazem parte das obras. As inscrições podem ser feitas virtualmente. Mais informações pelo telefone 0800 646 6101.

A Ferrovia

Iniciada em novembro de 2022, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso terá mais de 700 quilômetros de trilhos, partindo de Rondonópolis e chegando até Lucas do Rio Verde, assim como um ramal para Cuiabá. As obras vão abranger 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.

A geração de empregos será um dos grandes legados da construção. Desde que os trabalhos foram iniciados, a ferrovia já mobilizou profissionais na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis entregue no primeiro semestre de 2023 e em outros cinco viadutos que estão em construção entre Rondonópolis e Juscimeira. A empresa também está executando a terraplanagem por 35 km do traçado projetado que segue em direção ao Médio-Norte.

Veja o cronograma abaixo

cursos senai rumo

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.