30.3 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 22 junho, 2021
InícioMATO GROSSOProfissionais da Polícia Civil de MT compartilham experiências de qualificação na Escola...

Profissionais da Polícia Civil de MT compartilham experiências de qualificação na Escola Superior de Guerra

Por CENÁRIOMT

Dois delegados e duas investigadoras da Polícia Civil de Mato Grosso que participam de capacitação na Escola Superior de Guerra (ESG) compartilharam com colegas que atuam na área de inteligência as experiências adquiridas no curso.

A apresentação, realizada na manhã de segunda-feira (10.11) na Academia de Polícia (Acadepol), foi uma iniciativa da Diretoria de Inteligência com objetivo de proporcionar aos policiais da área uma exposição dos treinamentos e qualificação realizados em um dos centros de estudos e pesquisas mais renomados do Brasil.

Além dos profissionais da área de inteligência, estiveram presentes no evento o delegado-geral Mário Dermeval Aravechia de Resende, a diretora metropolitana, Ana Paula de Faria Campos, o diretor de Inteligência, Juliano Carvalho, diretor da Acadepol, Welber Franco e o secretário-adjunto de Inteligência da Sesp, Wylton Massao.

A Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa, é destinada à formação acadêmica e aprimoramento do conhecimento de diferentes segmentos das forças de segurança e justiça. O Curso Superior de Inteligência Estratégica atualmente é a principal capacitação para habilitação dos profissionais que atuam na área de inteligência.

São cinco meses de curso em que o profissional realiza o contato direto com a área de inteligência de diversos órgãos, Exército, Marinha, Aeronáutica, área de Segurança Pública, como Polícias Militar, Civil e Federal, além de outras instituições como Ministério Público, Ibama e Petrobras. Durante o período do curso, os profissionais trocam experiências e debatem questões relacionadas aos caminhos que o país seguirá na área de inteligência.

Durante o evento, o delegado Diogo Santana, atualmente lotado na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Marcelo Miranda Muniz, e as investigadoras Yndira Gimenez de Oliveira e Patricia Martins Magio Do Ó conversaram com o público presente sobre temas pertinentes à área de inteligência, como combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, prevenção, obstrução, identificação e neutralização de ações criminosas na investigação de ilícitos penais

Para o delegado Diogo Santana, a apresentação produziu um resultado muito satisfatório, pois foi uma oportunidade de apresentar o trabalho de conclusão de curso e também de compartilhar com os colegas dos núcleos de inteligência, um pouco da experiência na ESG.

“O Curso Superior de Inteligência Estratégica é uma grande oportunidade de habilitação na área de inteligência, além de ser uma realização profissional. A iniciativa da Diretoria de Inteligência de realizar esse evento é louvável para que possamos dividir as experiências que tivemos e motivar os colegas a frequentar, nos próximos anos, o curso de inteligência estratégica que é fundamental para a nossa instituição”, destacou o profissional.

Para a delegada da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Juliana Chiquito Palhares, o conhecimento passados pelos colegas foi muito interessante, através da apresentação dos temas e trabalhos realizados na Escola Superior de Guerra. “É um incentivo para cada vez mais nos capacitarmos na área de inteligência para repressão da criminalidade”, disse a delegada.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Após casos positivos de Covid-19 no quadro de servidores, Fórum de Lucas do Rio Verde suspende atendimento presencial
junho 22, 2021
PLANEJAMENTO
Lucas do Rio Verde inicia série de audiências públicas sobre o PPA
junho 21, 2021