32 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioMATO GROSSOProdeurbs aponta crescimento de 93% em metros quadrados autorizados para construção

Prodeurbs aponta crescimento de 93% em metros quadrados autorizados para construção

Por CENÁRIOMT

O número de emissão de alvarás no mês de janeiro de 2021, na gestão do Prefeito Roberto Dorner, superou a média dos últimos cinco anos e se consolidou como o segundo maior número da história. Dados divulgados pelo Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), apontam que só em Janeiro foram 132 alvarás de construção expedidos, divididos entre residenciais, comerciais e setor público. Em comparação com Janeiro de 2020 (87 alvarás), o aumento foi de 52%.

Segundo o diretor do Prodeurbs, Waldomiro Teodoro dos Anjos (Miro), esse aumento da produtividade no início da gestão, “foi por causa da implementação de uma melhor gestão na unidade, agilizando os processos pra que sejam aprovados mais rápido. O próximo caminho é fazer por meio online, para em breve o processo ser ainda mais acelerado”, pontuou.

O setor da construção civil figura como um importante aliado nos números positivos em Sinop, visto que está em constante crescimento no município e é uma das bases econômicas, assim como o setor agropecuário, comércio e indústria da transformação.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em Sinop, o setor da construção fechou 2020 com saldo positivo na geração de empregos. Foram 2.895 admissões e 2.648 desligamentos, restando 247 postos de trabalho, como saldo de empregos mantidos.

Com relação a quantidade de área autorizada para construção, o número também se revelou expressivo. Foram 27.155,46 m² edificados em 2021, com um aumento de 93% no comparativo com Janeiro de 2020, quando o número ficou em 14.085,58 m².

Ainda segundo o diretor do Prodeurbs, a área autorizada para construção “representa uma movimentação grande no setor. Se pegarmos como exemplo, os mais de 27 mil m², tendo como base o valor de 2 mil reais por metro, movimentaria quase 55 milhões de reais, entre mão de obra e compra de materiais de construção. Isso mostra que tem muita gente vindo investir aqui”, concluiu.

A maior metragem foi a do setor residencial, com 13.324,01 m², seguido pelo comercial com 11.426,99 m². Entre os bairros com maior número de alvarás de construção emitidos, estão o Aquarela das Artes; Recanto Suiço; Carandá Bosque; Safira e Terra Rica.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021