Primeiro Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica é entregue em Cuiabá

A iniciativa, inédita no país foi um pedido da ativista Maria da Penha à primeira-dama Márcia Pinheiro

0

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, com apoio da primeira-dama do município Márcia Pinheiro, realiza a entrega em ato simbólico do Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica nesta quinta-feira (16), a partir das 15h30. O espaço foi especialmente elaborado e funciona no Hospital Municipal de Cuiabá – Dr. Leony Palma de Carvalho.

Todo projeto foi delineado com auxílio da farmacêutica Maria da Penha, que é hoje a grande referência dos movimentos de defesa dos direitos das mulheres. A iniciativa, inédita no país, foi idealizada por Márcia Pinheiro e será coordenada pelo Núcleo de Atendimento da Secretaria da Mulher, com a participação do Núcleo da primeira-dama.

O espaço funcionará durante 24 horas e contará com equipe multidisciplinar, composta por psicólogas e assistentes sociais, totalizando 12 profissionais atuando diretamente, além de uma coordenação. A secretária da Mulher, Luciana Zamproni, explica que, mediante o funcionamento do espaço, a vítima de violência pode ir diretamente ao local. De lá, terá respaldo jurídico, psicológico e de assistência social.

O espaço será “porta aberta”. Na prática, a vítima pode buscar apoio na unidade mesmo antes de registrar uma denúncia formal perante as instituições de Segurança Pública. O Espaço da Mulher conta com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego, sala para atendimento médico, além de recepção e banheiros.

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (10/08/2020)


Amazonia 03 de Junho