Cerca de 170 crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) Santa Inês, localizado no bairro Poção, terão um novo espaço provisório para suas atividades a partir de junho. A iniciativa é da primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, que buscou uma solução emergencial após a unidade ser desativada devido a obras necessárias em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região.
As crianças serão temporariamente realocadas para o Centro Comunitário do bairro, onde dividirão espaço com a unidade vizinha do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A previsão é que as aulas no novo local comecem em aproximadamente 15 dias, tempo estimado para realizar os ajustes estruturais necessários para receber os alunos.
A primeira-dama explicou que a busca por um novo espaço surgiu após o apelo de uma mãe, relatando as dificuldades enfrentadas com a situação da creche. “Mobilizamos a Assistência Social, a presidente do bairro e a diretora da creche em uma força-tarefa para tranquilizar pais e mães enquanto as melhorias necessárias são realizadas”, destacou Samantha Iris.
O diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Epifânio, garantiu que a estrutura temporária será adequada para atender as necessidades das crianças. “É um espaço provisório, mas apto para o cuidado e o ensino dos alunos”, afirmou.
Samantha Iris enfatizou seu empenho em concretizar a mudança. “Fiz questão de confirmar a notícia somente após articular com todas as secretarias envolvidas e com o prefeito sobre a viabilidade deste local. Assim que tivemos a confirmação, comunicamos a direção da creche”, pontuou.
A reforma completa da CEIC Santa Inês, localizada no bairro Poção, tem previsão de conclusão e entrega para dezembro deste ano. As aulas na rede municipal de ensino de Cuiabá tiveram início em fevereiro, com um total de 57.516 estudantes matriculados em 179 unidades, incluindo CMEIs e EMEBs, tanto na área urbana quanto rural.