Prefeitura irá instalar temporizador em semáforos inteligentes de Cuiabá

0

O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Antenor Figueiredo, informou que alguns dos semáforos inteligentes da capital mato-grossense irão receber temporizadores. Os equipamentos que possuem fiscalização de avanço semafórico serão as prioridades. “O que nós queremos é evitar acidentes e dar um trânsito melhor”. O compromisso foi firmado junto ao Ministério Público Estadual (MPMT).

“Como o semáforo é inteligente, é possível que tenha o temporizador. O protocolo da empresa é aberto e qualquer acessório ela aceita. Foi um compromisso que fizemos com o MP para que se instale em alguns locais os contadores regressivos. A licitação já foi feita e em janeiro e fevereiro colocaremos em alguns lugares”, disse o secretário.


-Continua depois da publicidade ©-

Antenor lembra que a instalação dos temporizadores não é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas “como funcionou aqui em Cuiabá, nós vamos colocar. Fizemos um compromisso e iremos focar nos equipamentos que tem a fiscalização eletrônica, principalmente o avanço semafórico”.

O secretário ainda fez questão de desmitificar a questão da ‘Indústria da Multa’: “Essa pecha de indústria de multa ficou uma cicatriz em Cuiabá. Nós pensamos em indústria da vida, os autos de infração reduziram 40% com os radares. Na avenida Miguel Sutil, o número de acidentes fatais quase que zerou. É tudo feito para a segurança de todos”.

“Temos que aprender a usar e ver os semáforos inteligentes. Na Sérgio Motta, faziam fila indiana e congestionava a rotatória. Agora, estão estacionando até três carros dentro da paralela. As pessoas estão aprendendo. Fui alvo de críticas, mas depois recebi vários elogios. Se não desse certo, seria a primeira pessoa a retirar. Eu precisava de tempo e ele mostrou que funciona”, finalizou o secretário.

Ao contrário dos antigos conjuntos usados, os semáforos possuem três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que as obstruções da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.

O novo sistema oferece também melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiências, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade. Outro diferencial é sua auto suficiência no monitoramento do fluxo de veículos na região. Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito foi instalado, para acompanhamento da trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras.

Semáforos inteligentes

Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.

Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.

A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Leia também: Resultado das loterias de hoje (25/09/2020)


Amazonia 03 de Junho